Ação do MP requer que Saneago afaste riscos de novos vazamentos de esgoto em Goianésia

Capa » GOIANÉSIA » Ação do MP requer que Saneago afaste riscos de novos vazamentos de esgoto em Goianésia
Ação do MP requer que Saneago afaste riscos de novos vazamentos de esgoto em Goianésia
21-04-2018
Compartilhe agora:

O promotor requereu liminarmente que essas medidas sejam adotadas, especialmente para afastar riscos de novos vazamentos

O promotor de Justiça Antônio de Pádua Freitas Júnior propôs ação civil pública ambiental contra a Saneamento de Goiás S.A. (Saneago) visando assegurar a implementação de medidas técnicas para evitar vazamentos da rede de esgoto em Goianésia, a recuperação ambiental e indenização pelos danos causados ao meio ambiente na cidade.

O promotor requereu liminarmente que essas medidas sejam adotadas, especialmente para afastar riscos de novos vazamentos na rede instalada na Rua José Carrilho, devendo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente elaborar laudo técnico sobre os prejuízos causados pela Saneago naquela região. Uma vez concedida a liminar requerida, a decisão será encaminhada ao Ibama, Secima, Batalhão Ambiental da PM e Secretaria de Meio Ambiente de Goianésia, para fins de fiscalização.

Vazamento e dano ambiental
A ação civil pública ambiental contextualiza que a Saneago presta serviços de fornecimento de água e tratamento de esgoto em Goianésia, conforme convênio regular firmado com a prefeitura.

Em 2015, as promotoria recebeu a informação de que problemas com a rede de esgoto na Rua José Carrilho seriam constantes, assim como os casos de vazamentos. Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, requerida pelo MP, confirmou a reclamação e, por outro lado, a Saneago afirmou ter realizado ações pontuais para sanar os vazamentos. Posteriormente, no entanto, diligência da promotoria verificou que o problema persistia e, três meses depois, uma nova vistoria constatou que o vazamento havia sido estancado mas o mau cheiro permanecia.

No final de 2015, no entanto, foi lavrado um auto de infração contra a Saneago em razão de um novo vazamento na rede de esgoto que atingiu o leito dos Córregos Portal e Calção de Couro, acarretando a morte de cerca de 1,5 mil peixes. Laudo técnico pericial da Secretaria também atestou impactos ambientais críticos aos principais recursos naturais do município, situação que impôs à empresa multa de R$ 500 mil.

A Saneago acolheu algumas das recomendações do órgão, promovendo algumas adequações no local, tendo sido constatada a normalidade da rede em vistoria realizada em meados de 2016, mais, ainda assim, recomendou-se a ampliação e correção do trecho mediante o dimensionamento da rede.

O promotor esclarece que, em 2017, requisitada a informar sobre as providências adotadas para findar definitivamente o problema, a Saneago afirmou que os vazamentos aconteceram pelo acúmulo de areia e cascalho originados por lançamentos irregulares clandestino. Em 2018, no entanto, a Secretaria de Meio Ambiente novamente constatou danos ao meio ambiente e irregularidades existentes na rede, tornando indispensável a propositura da ação. (Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO – Fotos: arquivo da Promotoria de Justiça de Goianésia)

Contato: (62) 992719764
(clique para ligar agora)

informativocidades@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos requeridos estão marcados *

*