Artista plástica Iza Costa é encontrada morta em Bela Vista de Goiás

Capa » NOTÍCIAS » Artista plástica Iza Costa é encontrada morta em Bela Vista de Goiás
Artista plástica Iza Costa é encontrada morta em Bela Vista de Goiás
Compartilhe agora:

Conhecida internacionalmente pelas suas obras, ela faleceu aos 78 anos. Velório e enterro estão marcados para esta manhã no Cemitério Parque Memorial, em Goiânia.

A artista goiana Iza Costa foi encontrada morta, aos 78 anos, na chácara em que vivia na cidade de Bela Vista de Goiás, na Região Metropolitana da capital, na terça-feira (6). Filha da pintora, Lara Costa publicou uma despedida à mãe nas redes sociais. A idosa deixa duas filhas e milhares de admiradores de seu trabalho pelo mundo.

O velório acontece às 9h e o enterro às 11h desta quarta-feira (7), no Cemitério Parque Memorial, em Goiânia.

Na homenagem, a filha Lara escreveu:

“Minha matriz, minha mãe partiu hoje e deixou sua arte para a eternidade. Mas muito mais que sua arte, deixou seu legado, seus ensinamentos de amor ao próximo, de humildade e simplicidade.

O seu coração não resistiu, transbordou amor e ela retornou para o plano espiritual. Que todos aqueles que a conheceram vibrem e visualizem ela na luz. Ela pintou a sua passagem, já estava conectada com o lado de lá”.

A pincípio, a suspeita é de que a artista faleceu de causas naturais.

Segundo a Polícia Técnico-Científica, foi realizada uma perícia no corpo da artista, ainda na terça-feira no Instituto Médico Legal (IML), as os resultados não podem ser divulgados.

História e obra

Iza nasceu em Anicuns, no centro de Goiás. Os temas relacionados à terra e à natureza perto de onde ela cresceu eram temas recorrentes em suas obras. Com diversidade de linguagens artisticas, ela tem obras com temas indígenas, auto-retratos de diferentes formas e exaltando mulheres que considerava fortes.

Conhecida internacionalmente, Iza foi desenhista, pintora, professora, desenhista e gravuristata. A artista tem formação em Belas Artes pela Universidade Católica de Goiás (hoje PUC-GO), além de pós-graduação em gravura e história da arte, ambas cursadas no México.

Iza também foi professora de artes na universidade onde se formou aqui em Goiás, teve dezenas de exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior – Cuba, Chile, Espanha, Estados Unidos, França e México. Durante sua carreira, ela ganhou 20 prêmios por suas gravuras, desenhos e pinturas.

Lara Costa faz homenagem para a mãe Iza Costa nas redes sociais — Foto: Reprodução/Instagram

Obra de Iza Costa 'Maria Quitéria Mulheres Geurreiras' — Foto: Reprodução/Iza Costa

Auto-retrato de Iza Costa — Foto: Reprodução/Iza Costa

Obra de Iza Costa 'Meus Ídolos' — Foto: Reprodução/Iza Costa

Contato: (62) 992719764
(clique para ligar agora)

informativocidades@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos requeridos estão marcados *

*