Goianésia ficará sem Desfile Cívico pela primeira vez em mais de 50 anos de história

Capa » GOIANÉSIA » Goianésia ficará sem Desfile Cívico pela primeira vez em mais de 50 anos de história
Goianésia ficará sem Desfile Cívico pela primeira vez em mais de 50 anos de história
Compartilhe agora:

Historicamente, estima-se que o primeiro desfile cívico de Goianésia tenha acorrido no ano de 1963 e, desde então, o centro da cidade é transformado, anualmente, como ponto de encontro

Pela primeira vez em mais de 50 anos de história, Goianésia ficará sem o seu tradicional Desfile Cívico em comemoração ao Dia da Independência. O cancelamento das apresentações foi decidido em respeito às orientações das autoridades sanitárias e normas de isolamento social, exigidas, diante da pandemia do novo coronavírus.

Historicamente, estima-se que o primeiro desfile cívico de Goianésia tenha acorrido no ano de 1963 e, desde então, o centro da cidade é transformado, anualmente, como ponto de encontro de milhares de famílias, que se reúnem bem cedo para assistir às apresentações.

A solenidade inicia-se com o hasteamento do pavilhão nacional e, com a execução o Hino Nacional Brasileiro, na presença das forças militares e autoridades locais do executivo, legislativo e judiciário, além de autoridades eclesiásticas. A partir daí, inicia-se as apresentações dos alunos das escolas estaduais, municipais e particulares, além de outras entidades e órgãos de destaque na cidade.

Neste ano, a Praça Laurentino Martins Rodrigues não receberá visitantes, mas, nas redes sociais, os alunos da rede municipal estão dando um verdadeiro exemplo de civismo, participando, virtualmente, de uma programação que substitui a tradicional Semana da Pátria, realizada no Paço Municipal dias antes do desfile de 7 de Setembro.

De acordo com a secretária de Educação, Elisandra Menezes, a ação tem como principal objetivo garantir que a data não passe em branco: “Nossos educadores trabalharam, de forma virtual, toda a história por detrás desta importante data, desde o conhecido Grito do Ipiranga, entoado por Dom Pedro I, até a importância de manter o patriotismo vivo, e o porquê desta data ser tão emblemática para o país”, afirmou.

O Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a ser uma nação independente, separando-se de Portugal, no ano de 1822. Em Goianésia, toda esta tradição está eternizada em fotos que registram os principais momentos desta data marcante para a população. A expectativa é que o desfile aconteça em 2021, num cenário, onde, talvez, a pandemia já não atrapalhe que as pessoas saiam às ruas, trajadas de verde e amarelo, para celebrar todas as suas formas de independência.

texo Welington Lima

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas no palco e atividades ao ar livre, texto que diz "DORÇAS AAMADAS"

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, motocicleta e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multidão e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre, texto que diz "IDOS TRABALHAMOS PARA FUTURO DO BRASIL. FotoCa scata BRASIL É FEITO PDE NOS"

A imagem pode conter: 2 pessoas, atividades ao ar livre, texto que diz "ARILHO"

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, multidão e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multidão e atividades ao ar livre, texto que diz "QUASAR"

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas andando e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, pessoas andando, árvore, céu, sapatos, quadra de basquetebol, criança e atividades ao ar livre, texto que diz "AGENTES"

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas andando e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas em pé, céu, multidão, árvore e atividades ao ar livre

Contato: (62) 9 8499 0690
(clique para ligar agora)

informativocidades@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos requeridos estão marcados *

*