Goiás espera começar vacinação contra coronavírus no fim de fevereiro 2021

Capa » NOTÍCIAS » Goiás espera começar vacinação contra coronavírus no fim de fevereiro 2021
Goiás espera começar vacinação contra coronavírus no fim de fevereiro 2021
09-12-2020
Compartilhe agora:

Chefe da SES-GO estava acompanhando uma reunião do Ministério da Saúde com governadores sobre a produção, autorização e aplicação das vacinas no Brasil.

O secretário de Saúde do Estado de Goiás, Ismael Alexandrino, espera já poder começar a vacinar os goianos contra a Covid-19 a partir do final de fevereiro de 2021. A expectativa foi externada por ele em entrevista

 

Chefe da SES-GO estava acompanhando uma reunião do Ministério da Saúde com governadores sobre a produção, autorização e aplicação das vacinas no Brasil.

 

No evento, o ministro Eduardo Pazzuello afirmou que este é o prazo inicial para a aprovação das doses pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

“Nossa expectativa é de começar a vacinação ao final de fevereiro, mas o grande montante deve acontecer de forma maciça no segundo semestre”, explicou.

 

Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) disse em coletiva após a reunião com ministro e outros governadores que espera que seja possível vacinar os goianos antes que novo pico de casos da Covid-19 aconteça no estado.

 

“Ninguém mais que eu deseja ser vacinado. Acredito na vacina e espero que ela chegue o mais rápido possível, antes da segunda onda no estado de Goiás”, disse.

 

Caiado afirmou ainda que, assim que for possível vacinar os goianos, seja priorizadas as pessoas do grupo de risco, servidores da Saúde e da Segurança Pública. Ele estima que o estado deve precisar de cerca de 1,8 milhão de doses, inicialmente, para atender esses grupos.

 

“O controle deve ser feito pelo governo federal, que adquire e distribui igualitariamente de acordo com o número de pessoas do grupo de risco em cada estado. […] Cabe a nós ter todo aparato de seringas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, locais de distribuição e ambiente apropriado para aplicá-la”, explicou o governador.

 

Ainda de acordo com o secretário, o Ministério da Saúde (MS) está prevendo aquisição da vacina produzida em Oxford e a de um consórcio de 11 laboratórios, que é da Pfizer. Não há previsão de que essa última seja usada em Goiás, porque ela exige armazenamento a -70°C, já que o estado ainda não tem equipamento disponível para garantir essa temperatura nos recipientes.

 

Contato: (62) 992719764
(clique para ligar agora)

informativocidades@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos requeridos estão marcados *

*