Iris enfrentará Friboi na convenção

Capa » POLÍTICA » Iris enfrentará Friboi na convenção
Iris enfrentará Friboi na convenção
08-04-2014
Compartilhe agora:

Com o argumento de que não poderia se omitir do processo sucessório em Goiás diante de apelos de correligionários, o ex-governador e ex-prefeito Iris Rezende (PMDB) anunciou  a sua pré-candidatura ao Palácio das Esmeraldas,

Com o argumento de que não poderia se omitir do processo sucessório em Goiás diante de apelos de correligionários, o ex-governador e ex-prefeito Iris Rezende (PMDB) anunciou ontem a sua pré-candidatura ao Palácio das Esmeraldas, com a determinação de enfrentar o empresário José Batista Júnior, o Júnior Friboi, na convenção do partido em junho.

“Eu não podia mais ficar omisso ou indiferente, pois estaria negando um passado de lutas quando nos momentos mais difíceis da política de nosso Estado e do País eu sempre fiz questão de estar presente, de ocupar aquela posição que o sentimento popular exigia de mim”, justificou Iris. “Com humildade, eu me coloco também como pré-candidato a governador”, disse, emocionado, em entrevista à imprensa em seu escritório político, no Setor Bueno, em Goiânia.

O líder peemedebista confessou que sua decisão foi tomada levando em consideração dois fatores básicos: as dificuldades enfrentadas pelo atual governo e as pesquisas de intenção de voto, e reforçada diante da posição do PT, inclusive da direção nacional, de que o partido só se aliaria ao PMDB caso ele fosse o candidato a governador. “Eu estaria negando tudo se não levasse em consideração essa posição que me emocionou, por parte do nosso principal partido aliado.”

Na tentativa de ainda ter apoio do prefeito de Anápolis, Antônio Gomide (PT), que foi aclamado pelo seu partido à sucessão estadual, Iris tenta persuadir os petistas a apoiá-lo. Tanto que na quinta-feira, quando decidiu se lançar pré-candidato, tratou de informar ao presidente estadual petista, Ceser Donisete, e procurou o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, para que intermediasse conversa com o presidente nacional do PT, Rui Falcão.

O anúncio foi acompanhado por figuras da cúpula peemedebista, como o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, a deputada federal Iris de Araújo, o presidente estadual do partido, Samuel Belchior, o prefeito de Mineiros e ex-governador Agenor Rezende, o vice-prefeito de Goiânia Agenor Mariano e o ex-senador Mauro Mirada.

 

Abstenção

Por defenderem a pré-candidatura de Friboi, se abstiveram de participar do evento os deputados federais Leandro Vilela, Pedro Chaves e Sandro Mabel. O distanciamento de Iris com o empresário não é novidade no meio político. Isso ficou claro quando ele decidiu não participar do ato de filiação de Friboi, ocorrido na Assembleia Legislativa, em maio de 2013, sendo que o seu apartamento fica a poucos metros da sede do Legislativo goiano. Depois, anunciou publicamente que não o apadrinharia, para evitar, segundo ele, que fosse julgado como culpado por “fritar” a candidatura do empresário.

A interlocutores, o ex-prefeito teria confessado que só decidiu entrar no jogo porque Friboi não conseguiu viabilizar-se como pré-candidato, como têm mostrado as pesquisas. E, enquanto isso, o seu nome ganhava a preferência do eleitorado goiano, em disputa empatada tecnicamente com o governador Marconi Perillo. Sem citar o nome do concorrente, Iris adiantou que tentaria selar alianças com outros partidos e que, na convenção de junho, respeitaria o resultado dos convencionais.

j populacional

Contato: (62) 992719764
(clique para ligar agora)

informativocidades@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos requeridos estão marcados *

*