Iris lidera; Waldir e Vanderlan empatados na Paraná Pesquisas/TV Record

Capa » NOTÍCIAS » Iris lidera; Waldir e Vanderlan empatados na Paraná Pesquisas/TV Record
Iris lidera; Waldir e Vanderlan empatados na Paraná Pesquisas/TV Record
Compartilhe agora:

Na estimulada, quando é apresentado o nome dos candidatos, a pesquisa eleitoral identificou a liderança de Iris Rezende (PMDB) com 33,3% das intenções de voto.

A TV Record Goiás divulgou na manhã desta segunda-feira, 22, a pesquisa de intenção de votos para prefeito de Goiânia 2016 com agumas alterações no quadro eleitoral, em comparação com a primeira rodada feita pela Paraná Pesquisas.

Na estimulada, quando é apresentado o nome dos candidatos, a pesquisa eleitoral identificou a liderança de Iris Rezende (PMDB) com 33,3% das intenções de voto.

Em segundo, conforme a margem de erro de 4 pontos porcentuais (A margem é menor do que a pesquisa Serpes/ O Popular ), o empate entre o candidato do PR a prefeito, deputado Waldir Soares(PR), com 20,2% das citações dadas pelos eleitores, contra 18,5% do candidato do PSB, Vanderlan Cardoso(PSB).

A candidata a prefeita do PT, Adriana Accorsi, foi citada por 7,4% dos eleitores. Já o candidato do PSD, Francisco Júnior obteve 2,4% enquanto Djalma Araújo (REDE) ficou com 0,8% e Flávio Sofiati (PSOL) foi citado por 0,3% dos eleitores consultados pela Paraná Pesquisas, em Goiânia.

Espontânea

Quando a pesquisa pergunta ao eleitor, sem a apresentação dos nomes, para a manifestação espontânea da decisão sobre o voto para prefeito da capital, 66,7% declararam que ainda não sabem. 6,4% já opinam que “ninguém”, ou nenhum dos candidatos.

Com 13,2%, Iris Rezende lidera na espontânea. Nesta parte da pesquisa, a situação se inverte em relação ao segundo lugar, mas ainda mantém o empate entre eles. Vanderlan é citado por 5,6% e Waldir por 5,2%. Adriana alcança 1,8%, Francisco chega a 1,1% e Djalma consegue apenas 0,2% das intenções de voto.

Perfil

Segundo a Paraná Pesquisas, há poucas variações de percentuais entre os perfis dos candidatos quando o eleitor é separado por sexo, na estimulada. Iris Rezende tem maior liderança entre eleitores do sexo masculino (37,7%) do que feminino (29,7%). O inverso acontece com Adriana Accorsi, que tem mais apoiadoras (8,9%) do que apoiadores (5,7%).

Por outro, a disputa é maior quando analisada a posição dos candidatos, na estimulada, por idade. Entre eleitores de 16 e 24 anos, Iris lidera com 31,6%, seguido de perto pelo deputado Waldir Soares, com 26,3%. A proximidade entre eles é maior entre eleitores de 25 a 30 anos, 30,3% e 28,3%, respectivamente.

A situação se inverte entre eleitores de 45 a 59 anos. Nesta faixa, Iris lidera com 32,5% enquanto Vanderlan Cardoso aparece com o maior índice (25,6%). O maior índice do peemedebista (39,8%) está entre os eleitores com mais de 60 anos.

Escolaridade

O candidato Iris Rezende tem o maior percentual entre candidatos com ensino fundamental (45%) e o menor entre os eleitores com ensino superior (22%). Já o candidato Waldir tem o maior índice entre eleitores com ensino médio (23,2%).

Entre os eleitores com ensino superior, há um empate técnico entre os candidatos Iris (22,2%) e Vanderlan (21,6%). Nesta faixa, Waldir tem o menor índice: 17%.

Mudança

A Paraná Pesquisas perguntou se o eleitor já escolheu o candidato de forma definitiva ou se poderia mudar. Para 57,3% a escolha é definitiva ao passo que 39,8% disseram que ainda podem mudar.

Segundo turno

As simulações de segundo turno, apontam que Iris Rezende lidera em todos os cenários possíveis. Os dois principais apontam, dentro da margem de erro, que tanto Vanderlan quanto Waldir teriam uma mesma diferença de votos, se a eleição fosse hoje, no segundo turno.

1) IRIS X WALDIR

Iris: 45,2%

Waldir: 33,9%

Não sabe: 8,9%

Nenhum: 12,0%

 

2) IRIS X VANDERLAN

Iris: 48,3%

Vanderlan: 32,3%

Não sabe: 8,2%%

Nenhum: 11,2%%

 

 

Contato: (62) 992719764
(clique para ligar agora)

informativocidades@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos requeridos estão marcados *

*