Prefeito Renato vai Implantar o programa Siga Bebê em Goianésia

Capa » GOIANÉSIA » Prefeito Renato vai Implantar o programa Siga Bebê em Goianésia
Prefeito Renato vai Implantar o programa  Siga Bebê  em Goianésia
25-05-2017
Compartilhe agora:

Em um segundo momento, três ações serão realizadas: Identificar pontos críticos, fortalecer a aliança municipal e ainda a capacitação da equipe no programa Siga Bebê e Siga Mamãe.

Nesta segunda-feira, 22 de maio, o prefeito Renato de Castro recebeu na sala de reuniões da prefeitura uma equipe da Secretaria do Estado da Saúde – SES-GO – onde foi apresentado o “Programa Siga Bebê” que será implantado em nosso município em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

O programa que faz parte do Goiás Mais competitivo consiste na ampliação do acesso à atenção básica com o acompanhamento desde o planejamento familiar, tanto médico e enfermagem. Outra prioridade do Siga Bebê é a redução da taxa de mortalidade infantil no primeiro ano de vida.

Em um segundo momento, três ações serão realizadas: Identificar pontos críticos, fortalecer a aliança municipal e ainda a capacitação da equipe no programa Siga Bebê e Siga Mamãe.

O Siga Bebê

A taxa de mortalidade infantil é definida como o número de óbitos de menores de um ano de idade, por mil nascidos vivos. Dados do Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP) indicam que o índice de mortalidade infantil mundial é de 45 óbitos a cada mil crianças nascidas vivas. Esses números estão em constante declínio, visto que, há 20 anos, o número de mortes de crianças com menos de 1 ano de idade era de 65 para a mesma quantidade de nascidas vivas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice considerado aceitável é de 10 mortes para cada mil nascimentos.

O Brasil segue a mesma tendência e em 2013 o índice foi de 13,4. O Estado de Goiás apresentou esse cenário de declínio, porém, entre o período de 2010 e 2012, contrariando as tendências mundial e nacional, notou-se o aumento da mesma.

Em 2003, Goiás ocupava a 6ª posição no ranking estadual de mortalidade infantil, caindo para a 12ª em 2013, com 13,86 óbitos por mil nascidos vivos, ficando abaixo de Unidades Federadas, como: Santa Catarina (10,46), Rio Grande do Sul (10,57), Paraná (10,96), entre outras.

Estudos epidemiológicos realizados pela SES-GO demonstram que, entre os 246 municípios goianos, 30 são responsáveis por aproximadamente 76% do total de óbitos infantis no Estado, sendo eles: Águas Lindas, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Bom Jesus de Goiás, Caldas Novas, Campos Belos, Catalão, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Goianésia, Goiânia, Goianira, Inhumas, Itaberaí, Itapuranga, Itumbiara, Jaraguá, Jataí, Luziânia, Mineiros, Novo Gama, Planaltina, Posse, Rio Verde, Santa Helena de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Senador Canedo, Trindade e Valparaíso de Goiás.

Diante deste quadro, o GMC estabeleceu como meta a redução da mortalidade infantil. Assim surgiu o Siga Bebê, com o intuito de reduzir a mortalidade infantil nos 246 municípios goianos, passando de 13,9 para 10,6 óbitos por mil nascidos vivos até 2018. Como prioridade, as ações ocorrerão nos 30 municípios com maior percentual de óbitos infantis.

A Superintendente de Vigilância em Saúde, Maria Cecília Brito, explica que em cada um dos 30 municípios prioritários será definida uma unidade básica de saúde de referência para o projeto. Essa unidade será equipada e qualificada. A partir daí, com as grávidas identificadas e com perfil traçado, será possível agregar as demais estratégias de fortalecimento das mães e famílias.

L_99697112474271040072.png

Contato: (62) 992719764
(clique para ligar agora)

informativocidades@gmail.com

9 comentários

  1. Prossiga de forma. Não sei se você já escreve faz muito
    tempo, porém gostei bastante do que li aqui hoje em dia.
    Retornarei em breve com probabilidade.

  2. Também tenho um weblog. O meu fala sobre a formosura da senhora brasileira e também
    até mostra retrato de alguma que sobressai no assunto.

  3. Você fez curso de para grafar? Escreve bastante muito e
    de forma fácil pra o leitor escutar. Parabéns e também sucesso com seu site.

  4. Fiquei admirado com seu blogue. Parecido ser novo porém apesar disso é muito rico em teor.
    Eu faço conteúdo internet e sei como é difícil sustentar
    um espaço acessível. Avance de forma.

  5. Olha, estou aqui novamente. Adoro demais para falar seu blog pois admiro do método que você tem para relacionar-se com o visitante.

  6. Há quanto tempo você já trabalha com blog.
    Comecei faz um pouco mais de um mês e também vejo que é bastante difícil
    descobrir assunto pra postar toda semana.

  7. Olha eu de novo. Paladar bastante de comentar em seu diário virtual porque admiro
    a forma que você usa para interrelacionar com o ledor.

  8. Estou começando agora e também ainda tenho muita incerteza.
    Seu blog vai me ajudar bastante à ganhar mais crédito.

  9. Sabor da farma nos quais você se posiciona. Parabéns pela forma fácil e também
    clara que você usa a termo certa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos requeridos estão marcados *

*