TJDFT escolhe lista tríplice para desembargador substituto do TRE-DF

Capa » BARRO ALTO » TJDFT escolhe lista tríplice para desembargador substituto do TRE-DF
TJDFT escolhe lista tríplice para desembargador substituto do TRE-DF
Compartilhe agora:

Presidente Jair Bolsonaro terá de escolher entre os advogados Bruno Martins, Edson Maraui e Cristiano Fernandes, mais votados pela Corte

Pleno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) definiu, nesta sexta-feira (23/09/2019), a lista tríplice para o cargo de desembargador substituto do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF). O primeiro nome escolhido foi o do advogado Bruno Martins, especialista em Direito Eleitoral. Ele obteve 31 votos.

Em seguida, os advogados mais pontuados foram Edson Maraui, com 29 votos, e Cristiano Fernandes, o qual conquistou 25 votos dos desembargadores para concorrer à última etapa da disputa. Com o resultado, a lista segue para escolha do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL).

“A Justiça Eleitoral é de fundamental importância à consolidação da democracia, ante sua intervenção direta, quando necessária, no complexo processo de representação política, de modo a manter o equilíbrio e a isonomia resguardada pela lei entre os candidatos”, afirmou ao Metrópoles o advogado Edson Maraui, que atua na área eleitoral há 30 anos.

De acordo com a Constituição Federal, a vaga de desembargador substituto direcionada aos advogados será ocupada por candidato de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justiça. Cabe ao juiz substituto atuar na ausência do titular, mas também em conjunto para adquirir experiência.

Em Julho, o TDFT também escolheu lista tríplice para o cargo de desembargador titular do TRE-DF. Na oportunidade, dos 48 desembargadores do Tribunal Pleno, 36 participaram da votação que estipulou os advogados Diego Barbosa Campos, Francisco Amaral e Júlia Albuquerque para concorrer à vaga deixada por Jackson Domenico . O presidente Jair Bolsonaro também escolherá um entre os três.

Contato: (62) 9 8499 0690
(clique para ligar agora)

informativocidades@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos requeridos estão marcados *

*