De acordo com a investigação da PF, os problemas eram causados
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (19), uma operação para combater transmissões de rádios ilegais que atrapalhavam a radiofrequência utilizada nas comunicações do Aeroporto Internacional de Brasília. A força-tarefa, batizada de “Piratas do Entorno”, teve apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
De acordo com a investigação da PF, os problemas eram causados, principalmente, quando os pilotos de aeronaves se aproximavam para pousos. Os alvos da operação vão responder pela prática de atividades ilegais de telecomunicação. O crime tem pena de dois a quatro anos, aumentada se houver dano a terceiro, além de multa de R$ 10 mil.
Ao todo, foram cumpridos três mandatos de busca e apreensão nas cidades de Luziânia, Cidade Ocidental e Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Não houve prisões.
O Aeroporto de Brasília é o 2º terminal aéreo mais movimentado do Brasil. O local atende 38 cidades brasileiras e é o único aeroporto do país com ligação para todas as capitais do país.
De acordo com a Inframerica, neste último mês de setembro, foram registrados 10 mil pousos e decolagens, na capital.