Previsão inicial era que as 44,3 mil doses tivessem chegado à 1h30. Imunização do grupo entre 5 e 11 anos no estado está previsto para começar na segunda-feira (17).
As vacinas para crianças da Covid-19 chegaram a Goiás na noite desta sexta-feira (14) após atraso. As 44,3 mil doses enviadas ao estado começarão a ser distribuídas às cidades no final de semana. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o atraso não prejudica a vacinação. O estado está prevendo começar a imunização para o público entre 5 e 11 anos na próxima segunda-feira (17).
As doses estavam previstas para chegar ao estado à 1h30. Porém, devido ao remanejamento das cargas de vacina, elas chegaram apenas por volta das 19h20. Elas chegaram a Goiás em caminhões vindos de Brasília.
A Secretaria de Saúde informou que já está com logística pronta para a distribuição das doses o mais rápido possível.
Em uma rede social, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que “as mudanças pontuais em horários de voos em nada vai interferir no início da vacinação pediátrica”.
Ele disse ainda que o estado deve reforçar a aplicação de segunda dose e dose de reforço na população. “O estado está na parte debaixo da tabela de vacinação, com apenas 82% da população acima de 18 anos totalmente vacinada”, escreveu.
A SES disse que, “apesar dos problemas na consolidação de dados com os registro de vacinação nos sistemas oficiais do MS, o estado continua estimulando a população goiana a se proteger com a convicção da eficiência e eficácia das vacinas”.
Vacinação
A imunização será feita em ordem decrescente de idade, começando pelos que têm 11 anos. Segundo uma estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Goiás existem cerca de 726 mil crianças entre 5 e 11 anos.
“O objetivo é que na segunda-feira (17/01), todo o território goiano esteja abastecido para início da campanha para o público de 11 anos de idade, a depender da chegada das doses”, completou a secretaria.