Discursaram o presidente da Apae Goianésia, Dr. Giovany de Oliveira Leão; o autodefensor estadual da Feapaes-GO,
Tiveram início na manhã de quarta-feira, 17 de agosto, e terminam nesta sexta, 19, as disputas da 9ª edição das Olimpíadas Especiais da Feapaes-GO, a Rede Apae em Goiás, e pela primeira vez sediadas em Goianésia.
Nessa quinta-feira, 18, foram disputadas as provas de Atletismo, no Centro Desportivo Mário Divino Celestino – Marão, e também de Bocha, Futsal e Handebol, no mesmo local. Ao todo, mais de 300 atletas de 17 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de 17 municípios goianos disputam, em Goianésia, sete modalidades: além dessas quatro aí mencionadas, Natação, Tênis de Mesa e Capoeira.
Nesta edição estadual, serão classificados, dentre os atletas das 17 delegações competidoras –– dos municípios de Goianésia, Anápolis, Aragarças, Caçu, Chapadão do Céu, Crixás, Itumbiara, Jaraguá, Morzalândia, Palmeiras de Goiás, Mineiros, Niequelândia, Porangatu, São Miguel do Araguaia, Uruana, Padre Bernardo e Goiânia ––, aqueles que representarão Goiás nas Olimpíadas em nível nacional, em Aracaju (SE), em dezembro deste ano.
Os organizadores reservaram uma data específica exclusivamente para a abertura do evento. Foi na terça-feira, 16 de agosto, no Ginásio de Esportes Jayme Fernandes, onde estavam autoridades municipais, como o prefeito Leonardo Menezes e o secretário de Esporte, Juventude e Lazer, Tarcísio Rodrigues, dirigentes das Apaes, o secretário estadual de Esporte, Henderson de Paula Rodrigues, e o secretário nacional do Paradesporto, José Agtônio Guedes.
Discursaram o presidente da Apae Goianésia, Dr. Giovany de Oliveira Leão; o autodefensor estadual da Feapaes-GO, o jovem Vítor Araújo Gonçalves Holanda; a membro da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Goiás (OAB-GO) e representando todas as mães de alunos da Apae, a vereadora de Itumbiara (GO), Liliane Costa; o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Cãmara
Municipal de Goiânia, o vereador Willian Veloso; o primeiro diretor financeiro da Federação Nacional das Apaes, o vice-presidente da Feapaes-GO, Hélio José Lopes, no ato representando o presidente da Apae Brasil, José Turozi; o prefeito Leonardo Menezes; o secretário Henderson de Paula Rodrigues, que representou o governador Ronaldo Caiado; o secretário nacional do Paradesporto do Ministério da Cidadania, José Agtônio Guedes Datas; e a presidente da Feapaes-GO, Carmem Marize de Lima, a quem coube declarar, ao fim da cerimônia, a abertura das IX Olimpíadas Especiais da Federação das Apaes do Estado de Goiás.
Durante o evento, foi feito o juramento das Olimpíadas pelo suplente dos autodefensores da Feapaes-GO, o jovem Cássio de Castro Martins, e, seguindo a tradição do fogo que simboliza sabedoria, coragem e superação, e reafirmando a força dos atletas, a entrada triunfante da Tocha Olímpica, conduzida pelo atleta da Apae de Goianésia, Lucas Pereira dos Santos.
“É com muito orgulho que Goianésia sede esse evento, a 9ª Olimpíada Especial dos alunos da Apae do estado de Goiás”, afirmou o presidente da Apae Goianésia, Dr. Giovany Leão, que fez ainda um relato histórico das olimpíadas das Apaes, iniciadas em 1973, inspiradas nas Paralimpíadas, e que se realizam de três em três anos – a última edição, porém, foi em 2018, em Luziânia (GO), lapso maior de tempo para a atual, em razão da pandemia do coronavírus.
“Hoje nós contamos com 300 atletas com 17 delegações. Isso é uma coisa muito importante porque o esporte dignifica a inclusão desses alunos portadores de necessidades especiais. Essa Olimpíadas é muito importante para a nossa Apae e todos os alunos aqui e seus professores são vencedores”, afiançou ainda Dr. Giovany Leão.
O prefeito Leonardo Menezes, ao dar boas-vindas às 17 delegações, falou dos programas de sua gestão, dizendo que ela tem feito muito pela inclusão.
“Só quem vive e quem precisa sabe o quanto essas pessoas precisam de apoio. Aqui em Goianésia, a Eloá [Menezes, primeira-dama do município], nós criamos três programas exemplos para Goiás e para o Brasil: o CAS, que é o Centro de Apoio aos Surdos; tem o CAD, que é o Centro de Apoio ao Deficiente; e também tem o Cemespi, que é o Centro de Apoio Especializado para crianças que precisam. É uma alegria muito grande poder fazer isso pelo
próximo. E, quando a gente vê todas essas 17 delegações, representando seus municípios, suas Apaes, competindo aqui em Goianésia, podem ter certeza de que aqui nós temos um grande trabalho e que nos enche de orgulho recebê-los”, afirmou o prefeito Leonardo Menezes, que ainda orientou: “E divirtam-se, compitam com alegria, não pensem só no resultado final. Porque esporte é isso aqui: é integração, é saúde, é inclusão.”
veja as noticias no nosso instagram @informativo.cidades