Políticos são presos suspeitos de receber propina para pacientes furarem fila de cirurgias plásticas na rede pública

Capa » NOTÍCIAS » Políticos são presos suspeitos de receber propina para pacientes furarem fila de cirurgias plásticas na rede pública
Políticos são presos suspeitos de receber propina para pacientes furarem fila de cirurgias plásticas na rede pública
10-02-2023
Compartilhe agora:

Uma única pessoa inseriu quase 2 mil pessoas no sistema em apenas 6 meses. Procedimentos que demorariam até dois anos para serem feitos eram autorizados em poucos meses.

Uma operação da Polícia Civil prendeu nesta quinta-feira (9) um grupo suspeito de receber até R$ 5 mil de pacientes para serem inseridos e furar a fila de cirurgias, principalmente plásticas, na rede pública de Goiás. Ao todo, quatro pessoas foram presas, entre elas um ex-prefeito de Teresina de Goiá e um vereador de São Miguel do Araguia. Procedimentos que não eram considerados urgentes e que demorariam até dois anos foram autorizados e feitos em poucos meses.

O delegado responsável pela investigação, Danilo Victor Nunes, explicou que os políticos investigados atuavam como intermediadores no esquema. “Geralmente o paciente pagava para eles e aí essa pessoa providenciava, junto a um operador do sistema, para que inserisse as pessoas”, disse.

A polícia informou que as fraudes aconteciam pelo menos desde 2020. “Alguns dos presos não eram servidores do sistema de regulação médica e tinham logins e senhas do sistema. Uma das pessoas que foi presa hoje tinha 15 perfis e inseriu 1.902 pessoas na fila”, contou.

Ainda de acordo com o delegado, essas quase 2 mil pessoas foram adicionada no sistema de regulação apenas nos últimos seis meses. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, mais de 15 mil pessoas aguardam por uma cirurgia eletiva.

Os nomes dos presos não foram divulgados e, com isso, não consegguimos identificar a defesa deles até a última atualização. A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Teresina de Goiás e com a Câmara Municipal de São Miguel do Araguaia, mas não teve retorno até a última atualização.

Além das prisões, foram compridos mandados de busca e apreensão e afastamento de funções publicas de  nas cidades de Goiânia, Goianira, Anápolis, Damolândia, São Miguel do Araguaia e Teresina de Goiás.

Os servidores afastados são pessoas do Complexo Regulador Estadual ou exerciam funções públicas nas unidades de saúde dos municípios.

Segundo a polícia, as irregularidades aconteciam principalmente para cirurgias plásticas, como abdominoplastia e mamoplastia. Porém, outras cirurgias eletivas, consultas médicas, exames e internações também eram fraudados.

“Na maioria eram procedimentos estéticos por meio de uma justificativa médica falsa. Por exemplo, uma pessoa que quer fazer uma mamoplastia conseguia que o operador do sistema alterasse essa justificativa, fraudasse isso, e inserisse com um fundamento plausível para a cirurgia, sendo que a pessoa não sofreu nenhum tipo de câncer ou doença”, disse.

Os investigados respondem por por corrupção passiva, inserção de dados falos em sistema de informação e associação criminosa.

veja as noticias no nosso instagram @informativo.cidades

Contato: (62) 992719764
(clique para ligar agora)

informativocidades@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos requeridos estão marcados *

*