Construção do Plano Plurianual 2024-2027 é feita de forma colaborativa, de responsabilidade dos órgãos públicos e com participação da sociedade civil; sugestões de políticas prioritárias podem ser enviadas no site ppa.go.gov.br até 30 de junho
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Economia, recebe até 30 de junho as contribuições da população para o Plano Plurianual 2024-2027. Os cidadãos poderão colaborar com sugestões e indicar as políticas públicas que consideram mais relevantes. Para participar ativamente da construção do planejamento governamental para os próximos quatro anos, basta preencher o Formulário de Participação Social (https://ppa.go.gov.br/participe-do-ppa/), disponibilizado no site www.ppa.go.gov.br.
É possível escolher políticas públicas em cada eixo do PPA: social; segurança pública e justiça; desenvolvimento econômico e sustentável; gestão responsável e transformadora; infraestrutura social e econômica; educação plena; inovação, ciência e tecnologia; e saúde integral. “Contamos com a sociedade civil para construir o PPA de forma extremamente colaborativa. Com o planejamento participativo, vamos otimizar as entregas à população”, ressalta a secretária da Economia, Selene Peres Peres Nunes.
A titular da Subsecretaria Central de Planejamento, Monitoramento e Avaliação, Elise Gonçalves, destaca que a participação social neste momento de consulta pública também é uma forma de exercitar a democracia. “Queremos que o PPA reflita as iniciativas que vão ter o maior impacto para o crescimento do Estado e melhoria da vida da população, com alinhamento ao plano de governo e projetos que materializem essas ações, além de incentivar o diálogo dentro e fora do governo”, diz.
Também é oferecido um espaço para resposta livre. As contribuições serão registradas e, posteriormente, repassadas ao órgão ou entidade governamental do Estado. “A participação social reforça o comprometimento dos gestores em ouvir a população e atender os desejos do povo goiano. É mais um instrumento pelo qual o cidadão pode participar ativamente da construção do Estado”, reforça a superintendente de Planejamento e Desenvolvimento, Patrícia Oliveira.
Processo
A elaboração do PPA 2024-2027 foi iniciada em 6 de junho, quando a Secretaria da Economia apresentou o cronograma de trabalho e a metodologia adotada. Após reuniões técnicas com representantes dos órgãos da administração direta e indireta e participação dos demais poderes e a colaboração da sociedade civil, por meio da consulta pública, o texto final será encaminhado em agosto à Assembleia Legislativa para apreciação dos deputados.
Previsto na Constituição Federal, o Plano Plurianual define diretrizes, objetivos e metas do governo para um período de quatro anos. Ele é obrigatório para todos os entes da Federação.
Foto: Denis Marlon
Legenda: Formulário de Participação Social pode ser respondido até 30 de junho no Portal do PPA (www.ppa.go.gov.br)
Secretaria da Economia – Governo de Goiás
[08:26, 18/06/2023] Vincie Comunicação Goiânia: Bom dia! ☝?Vc pode publicar? É que seus leitores podem se interessarem sobre o assunto e participarem
[12:28, 18/06/2023] Vincie Comunicação Goiânia: Inscrições para curso gratuito da Universidade de Harvard seguem abertas
Programa desenvolvido pelo Governo de Goiás, oferece aulas em português presenciais ou on-line. Interessados devem se inscrever pelo site inovacao.go.gov.br
O curso básico de Introdução à Ciência da Computação (CC50), da Universidade de Harvard, continua com inscrições abertas. Em pouco mais de dois meses, quase 3 mil pessoas se inscreveram no programa, que é desenvolvido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Escola do Futuro de Goiás (EFG), em parceria com a Fundação Estudar. Os interessados podem se inscrever pelo site inovacao.go.gov.br.
O CC50 é voltado para pessoas que têm interesse em Ciência da Computação, porém, ainda não possuem nenhum conhecimento sobre o tema. O curso é totalmente gratuito, em português, e pode ser feito on-line ou presencialmente na Escola do Futuro de Goiás (EFG) Luiz Rassi, no Jardim Buriti Sereno, em Aparecida de Goiânia. Os inscritos têm um prazo de seis meses para concluir as 70 horas de aula, que estão divididas entre teoria, estudo de caso e monitoria.
Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, a facilidade de fazer um curso desse nível gratuitamente pode despertar o interesse de muitas pessoas que provavelmente nunca teriam acesso à tecnologia. “Queremos popularizar a ciência e a tecnologia, mostrando que elas são opções profissionais para todos os públicos. Queremos estimular cada vez mais os goianos para formarmos uma legião de desenvolvedores, programadores e profissionais de tecnologia em Goiás”.
Todos os participantes recebem certificado emitido pela Fundação Estudar, em parceria com as Escolas do Futuro de Goiás, ao concluírem todas as atividades. Durante o CC50, os alunos aprendem a resolver problemas de programação de forma eficiente e têm acesso a conceitos de algoritmos, estruturas de dados, abstração, encapsulamento, gerenciamento de recursos, segurança, engenharia de software, desenvolvimento web e linguagens de programação, incluindo C, Python, SQL e JavaScript, além de CSS e HTML.
Os interessados que não possuem computador e internet de qualidade em casa podem fazer o curso no Laboratório de Informática da EFG Luiz Rassi. A criação das turmas presenciais é realizada de acordo com a demanda, e os monitores da unidade estão disponíveis para auxiliar os alunos. A parceria com a Fundação Estudar está firmada até dezembro de 2025, e as inscrições para o CC50 seguem fluxo contínuo até data próxima de finalização da parceria.
veja as noticias no nosso instagram @informativo.cidades