Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça manifestam repúdio contra tentativa de golpe de Estado

Capa » NOTÍCIAS » Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça manifestam repúdio contra tentativa de golpe de Estado
Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça manifestam repúdio contra tentativa de golpe de Estado
25-11-2024
Compartilhe agora:

No documento, o Consepre se posiciona com “repulsa e indignação” diante das revelações que indicam desrespeito à vontade popular

O Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) divulgou neste domingo (24) uma nota de repúdio contra a tentativa de golpe de Estado por parte de um grupo que, segundo a PF planejou o asssassinato  do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e dos então presidente e vice-presidente eleitos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB).

No documento, o Consepre se posiciona com “repulsa e indignação” diante das revelações que indicam desrespeito à vontade popular e ações violentas contra o regime democrático. “A gravidade das informações reveladas impõe a necessidade de união incondicional entre os Poderes, no sentido de repudiar qualquer tentativa de intimidação ou supressão do regime democrático”, afirma o texto.

O conselho destacou que a independência e segurança de magistrados e outras autoridades públicas são fundamentais para a manutenção da ordem constitucional e do pleno funcionamento do Poder Judiciário. Além disso, reforçou que qualquer ameaça às instituições democráticas exige uma resposta firme e imediata da sociedade e dos Poderes constituídos.

Segundo a nota, os responsáveis pelos atos que poderiam levar o Brasil a um “inimaginável retrocesso” devem ser responsabilizados com o rigor da lei. O Consepre reafirmou seu compromisso com a Constituição, a democracia e o Estado de Direito, conclamando união entre os Poderes e a sociedade civil para preservar os valores fundamentais da República.

As investigações que apontam o plano contra as autoridades foram divulgadas em um relatório da Polícia Federal, que detalha ações do grupo para desestabilizar o país. O episódio gerou ampla repercussão e reforçou a necessidade de vigilância constante contra ameaças à democracia brasileira.

Confira na íntegra a nota de repúdio do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça:

O Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (CONSEPRE) manifesta repulsa e indignação com os fatos recentemente noticiados em relatório da Polícia Federal que indicam a ocorrência de desrespeito à soberana vontade popular e de ações violentas voltadas à tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito, com o assassinato de autoridades, incluindo o então Presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministro do Supremo Tribunal Federal.

Qualquer ameaça à República e às suas instituições exige resposta firme e imediata de toda a sociedade e dos Poderes constituídos.

A gravidade das informações reveladas impõe a necessidade de união incondicional entre os Poderes, no sentido de repudiar qualquer tentativa de intimidação ou supressão do regime democrático.

A independência e a segurança de magistrados, bem como de qualquer autoridade pública, são condições indispensáveis para a manutenção da ordem constitucional e do pleno funcionamento do Poder Judiciário.

O CONSEPRE entende ser imprescindível afirmar, desde já, que é inadmissível a tolerância com quaisquer atos que atentem contra a vida e a integridade física de magistrados e autoridades públicas. Os responsáveis por atos que poderiam levar a nação brasileira a inimaginável retrocesso, impedindo o regular funcionamento dos poderes constitucionais, devem ser devidamente responsabilizados com o rigor da legislação vigente.

O CONSEPRE reafirma seu compromisso com a defesa da Constituição, da democracia e do Estado de Direito e conclama todos os Poderes, instituições e a sociedade civil a se manterem vigilantes e unidos na preservação dos valores fundamentais que sustentam a República Federativa do Brasil.

 

 

 veja as noticias no nosso instagram @informativo.cidades
Contato: (62) 992719764
(clique para ligar agora)

informativocidades@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos requeridos estão marcados *

*