Os aposentados e pensionistas prejudicados pela fraude começaram a ser notificados nesta terça-feira (13), por meio do aplicativo Meu INSS
Nesta terça-feira (13), o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) começou a enviar as notificações para os aposentados e pensionistas prejudicado0s pelo0s descontos indevidos destinados às associações e entidades sociais sem autorização dos beneficiários. As mensagens estão sendo enviadas pelo aplicativo Meu INSS.
Para auxiliar os beneficiários, o instituto está orientando os interessados a como consultarem as notificações. Primeiro, é preciso baixar o aplicativo Meu INSS gratuitamente nas lojas de app dos smartphones, disponível tanto nos modelos iOS quanto Android.
Como consultar as notificações no app Meu INSS
Com o aplicativo já baixado no celular, o usuário deve criar uma conta com login e senha, informando o CPF. A senha criada serve também para acessar outros serviços públicos, já que todos os portais foram unificados no sistema Gov.br.
O INSS orienta também que é possível criar a conta do Meu INSS utilizando o internet banking de bancos credenciados. Nestes casos, é preciso acessar a aba “entrar com seu banco”, que fica na página inicial do aplicativo.
Depois de abrir a conta, para consultar as notificações é só clicar no sininho que aparece no topo, ao lado direito. Em seguida, selecionar “configurar notificações” e “permitir notificações”, para se certificar de receber as mensagens adequadamente.
Como solicitar a devolução
Segundo o INSS, há dois tipos de mensagens: para quem teve um desconto, que está sendo enviada a partir desta terça-feira (13); e para quem não teve nenhum desconto, que já foi enviada pela instituição semana passada e já pode ser consultada.
Caso o beneficiário não tenha sido vítima, deverá encontrar a seguinte notificação no app: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício”.
Os que foram lesados terão acesso ao nome da entidade a qual teve o desconto vinculado. Para saber, é só acessar a aba “consultar descontos de entidades associativas”, que também está disponível no Meu INSS.
A partir da notificação dos descontos indevidos, cabe ao beneficiário informar ao INSS se realmente autorizou a doação dos valores ou se os descontos foram ilegais. A partir da reclamação dos descontos não autorizados, a devolução dos valores será registrada no próprio aplicativo, ou também pode ser confirmada pelo telefone 135 na central de atendimento do INSS. “Em breve, será informado o passo a passo para auxiliar a solicitar o benefício pelo Meu INSS e telefone 135”, informou o instituto em comunicado.
Para aqueles que ainda estão com dúvidas ou dificuldades em acessar o aplicativo ou sistema, o INSS disponibiliza atendimento na central 135 de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para mais informações os beneficiários também podem ficar atentos às páginas e canais oficiais do INSS, como o site (gov.br/inss) ou as redes sociais.