Segundo a Assessoria de Comunicação do município de Goianésia é proibido criar galinhas dentro do perímetro urbano. Esta proibição obedece a lei nº 2.508/2008 do Código de Postura Sanitário de Goianésa
Após muita especulação e dúvidas sobre a proibição ou não referente à criação de galinhas no perímetro urbano de Goianésia, nossa equipe de reportagem procurou o departamento de postura do município para averiguar esta informação.
Segundo a Assessoria de Comunicação do município de Goianésia é proibido criar galinhas dentro do perímetro urbano. Esta proibição obedece a lei nº 2.508/2008 do Código de Postura Sanitário de Goianésia.
Nossa equipe de reportagem teve acesso com exclusividade ao Código de postura que versa sobre a lei de proibição aprovada em 2008. O código menciona alguns motivos para a proibição de criação de galinhas no perímetro urbano do município, entre as justificativas vale ressaltar o Art. 335 que em seu caput fala sobre os objetivos básicos das ações de controle das populações de animais.
Ainda constante no Art. 335 especificamente em seus incisos; primeiro e segundo, a lei fala sobre prevenir, reduzir, e eliminar as causas de sofrimento aos animais, além de preservar a saúde e o bem estar da população humana, evitando assim danos ou incômodos causados por animais.
Em uma nota emitida com exclusividade à nossa equipe jornalismo, a Diretora de Comunicação do município, Rosangela Melo, salientou que o município não tem interesse de extinguir nem mesmo de autuar os moradores irregulares perante a lei, porém ressaltou que havendo uma denúncia os fiscais irão tomar as medidas cabíveis para solucionar o problema.
É lamentável que a justiça não prevaleça mesmo em casos de Lei aprovadas, como a lei nº 2.508/2008 do Código de Postura Sanitário de Goianésia. O que tem de galinheiro nas áreas urbanas é brincadeira. E quando ligamos na Prefeitura (Postura), eles nos empurram p/ a Vigilância Sanitária. E vice-versa. Uma vergonha e descaso com o cidadão que paga em dia seus impostos.