Três custodiados, que cumprem pena com base no artigo 217 do Código Penal Brasileiro, assumiram a autoria da perfuração do buraco na laje de uma das celas do presídio.
Servidores da Unidade Prisional (Unidade Prisional de Ceres, pertencente à 7ª Regional Prisional Norte da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), evitaram uma possível fuga de presos, nesta segunda-feira, 03/06.
Três custodiados, que cumprem pena com base no artigo 217 do Código Penal Brasileiro, assumiram a autoria da perfuração do buraco na laje de uma das celas do presídio.
De acordo com o diretor da UP, Anderson Oliveira, a frustração ocorreu durante a chamada de conferência para a passagem de plantão, ocasião em que os servidores visualizaram o buraco na laje e os possíveis objetos utilizados para a perfuração.
Os agentes plantonistas iniciaram procedimentos padrões e retiraram os detentos do local para que reparos fossem feitos na cela.
Diante dos fatos, três custodiados assumiram a autoria da perfuração alegando que pretendiam fugir e que utilizaram vergalhões retirados da estrutura de uma das camas da cela para auxiliar no feito.
O rigor dos procedimentos realizados na unidade compõe uma série de diretrizes impostas pelo Governo do Estado em consonância com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a DGAP, que visam garantir uma maior segurança em ambientes prisionais. “O monitoramento dos servidores que elaboram trabalhos na guarita foi crucial para impedir a fuga, comprovado pelas alegações dos presos onde confirmam que em todo momento noturno eficientemente ficaram sobre a carceragem realizando de forma eficiente a ronda no local” ressalta, Oliveira.
A direção da unidade abriu procedimentos administrativos internos para averiguação do fato ocorrido e aplicar as devidas sanções penais em conformidade com a Lei de Execução Penal. Reparos já foram realizados no local.