Saneago emitiu alerta sobre baixo nível dos rios que abastecem a Grande Goiânia e mais oito cidades do estado. Em outro comunicado, empresa de abastecimento pediu aos goianos que não desperdicem água.
Um trecho do Rio Araguaia em Nova Crixas, no noroeste de Goiás, secou completamente após a falta de chuva no estado. Imagens mostram a situação do canal durante a estiagem
Conforme a Saneago, o Brasil está enfrentando a pior estiagem dos últimos 44 anos. Em grande parte dos municípios goianos, não chove há mais de 150 dias.
A companhia emitiu um alerta sobre o baixo nível dos rios que abastecem a Grande Goiânia e mais oito cidades do estado. Em outro comunicado, a empresa de abastecimento pediu aos goianos que não desperdicem água.
Recomendações da Saneago:
- Verifique as instalações internas para identificar e consertar possíveis vazamentos
- Regue o jardim em horários de maior eficiência, como no início da manhã ou no final da tarde
- Tome banhos mais curtos.
- Desligue o chuveiro ao se ensaboa
- Desligue a torneira ao escovar os dentes
- Aguarde acumular o máximo possível de roupas antes de usar a máquina de lavar
- Reaproveite a água da lavagem para outros usos dentro de casa
- Lave o carro somente em caso de extrema necessidade
- Utilize a vassoura para limpar áreas externas, em vez da mangueira
Na última semana, o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) informou que foram registradas chuvas em Águas Lindas de Goiás, Jataí, Luziânia, Piranhas, Rianápolis e Uruana. .
O Cimehgo informou que, embora tenham sido registrados episódios de chuva no interior, não se espera que haja precipitações consistentes em Goiás durante o mês de setembro.
veja as noticias no nosso instagram @informativo.cidades