Ele cumpriu a pena de 15 anos de prisão por matar a companheira com quatro tiros no rosto em Búzios, no Rio de Janeiro, em 1976.
O empresário Raul Fernando do Amaral Street, conhecido como Doca Street, contenado a 15 anos de prisão por ter matado a socialite Ângela Diniz, morreu nesta sexta-feira (18), aos 86 anos, em São Paulo.
Segundo familiares, ele teve um ataque cardíaco e morreu no Hospital Samaritano. Ele deixou três filhos e netos.
Doca era companheiro de Ângela e os dois haviam terminado o relacionamento pouco antes do crime. Ele matou Ângela com quatro tiros no rosto, em dezembro de 1976, durante uma discussão do casal em Búzios, no Rio de Janeiro, onde a socialite tinha uma casa na Praia dos Ossos.
O casal havia se conhecido meses antes. Doca abandonou, na época, sua esposa e filhos para viver o romance com Ângela Diniz. O corpo de Ângela foi enterrado em Belo Horizonte, Minas Gerais.
O empresário foi condenado, inicialmente, a 2 anos de prisão e conseguiu a suspensão da pena. O Ministério Público recorreu e, em 1981, ele foi condenado por homicídio a 15 anos de prisão, cuja pena foi cumprida.
A defesa de Doca alegou “legítima defesa da honra” para tentar absolvê-lo do caso, o que provocou indignação dos movimentos feministas. Ele alegou ter matado “por amor”.
A tese era válida desde o Código Penal de 1940 e não pode ser usada mais no Brasil desde a Constituição de 1988.
O argumento gerou polêmica. Militantes feministas organizaram um movimento cujo slogan – “quem ama não mata” – tornou-se, anos mais tarde, o título de uma minissérie da Globo.
Na época, o poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) escreveu: “Aquela moça continua sendo assassinada todos os dias e de diferentes maneiras”, se referindo à estratégia da defesa de Doca Street de culpabilizar Ângela Diniz pelo crime.
Em 2006, Doca Street chegou a lançar um livro trinta anos depois do crime, chamado “Mea Culpa”, onde conta a versão dele sobre o crime. O livro foi alvo de críticas da família da socialite.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/G/A/ORKxPqRIyE0WiLgkQW5w/doca-dinis1.160301.jpg)
