Produtor rural Joseni Antônio Bispo ficou surpreso com a sequência de nascimentos, que aconteceram por fecundação natural. Segundo veterinário, esse tipo de reprodução é raro.
Com uma semana de diferença, duas vacas da chácara do produtor rural Joseni Antônio Bispo deram à luz gêmeos do sexo opostos, em Campestre Goiás, na região sul do estado. Segundo um veterinário ouvido , como as reproduções foram naturais, esses são casos considerados raros.
“A vaca pariu de manhã e eu fui lá na cidade buscar um remédio. Quando eu cheguei aqui, ela estava com outro bezerro. Eu fiquei bobo, cheguei aqui meu coração estava acelerado”, contou o produtor rural.
Na terça-feira (20), a vaca Rancheira pariu os bezerros chamados de Barão e Baronesa. Na mesma propriedade, no dia 13 deste mês, a vaca boneca teve os bezerros batizados de duque e duquesa .
“É muita coincidência, duas gêmeas na mesma fazenda, e é um casalzinho de novo”, comemora o produtor rural.
Caso raro
Segundo o veterinário Pedro Antônio Rodrigues, em casos de reprodução natural, como os dessas vacas, é raro que nasçam bezerros gêmeos de sexos opostos.
“Se [o acasalamento] foi pelo método natural, é raro mesmo. Agora, se foi utilizada alguma técnica de reprodução, como a utilização de hormônios reprodutivos, já é normal haver uma superovulação”, afirmou.
O veterinário disse ainda que, como os bezerros são de sexos opostos, talvez a fêmea seja infértil. “É raro que a fêmea seja fértil. Normalmente, os hormônios masculinos do ‘irmão’ fazem com que ela se torne estéril. Esse fenômeno é chamado de freemartismo ou freemartin”, explicou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/T/v/tBtjfWSAyvAjIR7Pz13g/bezerros-gemeos.jpg)
