Aeronave decolou de uma área rural do sul do país, segundo a Amma. Os animais estavam saudáveis e foram levados para o Ibama.
Uma gambá e seu filhote foram encontrados na lataria de um avião de pequeno porte que viajou do Rio Grande do Sul a Goiânia, na segunda-feira (11). A Agência Municipal de Meio Ambiente (Anma) realizou o resgate no Aeródromo da capital goiana. Os animais viajaram em voo livre por cerca de 2 mil km, que é a distância entre Porto Alegre e Goiânia
A veterinária e gerente de proteção e manejo de fauna da Amma, Isabela Saddi, que fez o resgate dos animais, contou que os tripulantes não viram eles dentro da aeronave durante o voo, apenas quando pousaram em Goiânia e desmontaram o avião.
“Era mãe e filhote. O filhote estava amamentando, inclusive. Por isso, ele estava saudável. A mãe estava um pouso desidratada, mas aparentemente bem”, explicou Saddi.
Os gambás foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, onde serão avaliados por especialistas e devolvidos corretamente à natureza.
O biólogo Eddson Abrão disse que estes animais são conhecidos como zorrilhos e são típicos do Rio Grande do Sul e Argentina.
“ele é onívoro e se alimenta se pequenos insetos, anfíbios e escorpião. Eles têm hábito noturno, não formam bandos e não correm risco de extinção. Os filhotes são completamente dependentes da mãe”, explicou o biólogo.
veja as noticias no nosso instagram @informativo.cidades