Uma mulher chegou ao cair no golpe e perdeu R$ 6 mil, em Goiânia. Delegado orienta como não ser enganado.
A Polícia Civil (PC) alerta a população sobre o golpe na compra e venda de celulares na internet e explicou como os criminosos atuam. Uma das vítimas teve prejuízo de R$6 mil após cair nesse golpe em Goiânia.
Os suspeitos usam falsos e-mails, simulando uma plataforma de vendas online, para realizar o contato com as vítimas.
Em um dos casos, durante as conversas, uma das vítimas efetuou duas transações via PIX, recebeu falsas confirmações de compra pelo e-mail simulatório dos golpistas e logo após entregou o celular que vendia a um motociclista, que ela acredita também fazer parte do grupo criminoso.
A vítima, que preferiu não se identificar, relatou que anunciou um celular e um relógio digital uma plataforma de compra e vendas e que logo surgiu uma pessoa interessada nos produtos e fechou a negociação por meio da OLX Pay, que seria uma forma mais segura de vender dentro do site.
Após a venda, e-mails falsos chegaram para confirmar a transação
“Chegou e-mail pra mim com toda a interface da OLX. É muito parecido, é igual, por isso a gente não desconfia”, disse a vítima.
Após entregar o aparelho vendido a um motorista de aplicativo para ser levado ao comprador. A vítima aguardou autorização do site para sacar o valor da venda, até se dar conta de que havia caído em um golpe.
Tentamos em contato com a assessoria da OLX por e-mail para que a empresa pudesse se posicionar sobre o assunto. Até a última atualização desta reportagem, não fomos respondidos.
O delegado Daniel José de Oliveira orientou que ao fazer transações, os usuários das plataformas precisam checar qual será a conta bancária beneficiada e que jamais será em nome de uma pessoa física ou jurídica com outro nome que não tenha relação com a empresa. Ler os termos de uso da plataforma também é uma maneira de se prevenir de golpes, segundo o delegado.
Segundo o delegado, após a transação feita, é muito difícil reaver o valor transferido, pois alguns bancos exigem um boletim de ocorrência para que um bloqueio em conta seja feito, o que possibilita os golpistas a se desfazerem do valor rapidamente.
veja as noticias no nosso instagram @informativo.cidades