Servidores do Vapt-Vupt ficaram encantados com simpatia, carisma e força da aposentada. Apesar da idade, nora da idosa disse que ela está lúcida e saudável: ‘Ela gosta muito de comer verduras’.
Atendentes do Vapt-Vupt de Anápolis, a 55 km de Goiânia, foram surpreendidos ao atenderem um caso pouco comum. A dona Josina Estevam de Marques compareceu a uma das agências para renovar a carteira de identidade nacional (RG), já que o último foi emitido há 27 anos. Contudo, o que chamou mesmo a atenção dos servidores foi a idade da mulher. A aposentada tem 101 anos.
A cidadã centenária conquistou todos os atendentes do Vapt-Vupt pelo carisma, sorriso largo e um olhar alegre.
“Tantas pessoas que passam por dificuldade, né?! Principalmente pessoas enfrentando problemas de saúde e a dona Josina, pela idade dela, ela consegue falar normal, andar normal… Isso serve como inspiração para nós, ver ela com esse sorriso lindo, solto. Foi maravilhoso atender a Dona Josina”, disse Iara Alves em entrevista.
Josina nasceu em novembro de 1922, na cidade Bambui, em Minas Gerais. Atualmente, a aposentada mora em Anápolis ao redor dos filhos, netos e bisnetos. “Eu ajudava a minha mãe trabalhar, relembra a idosa. “Tenho muitas lembranças de lá, a casa era bem pequeninha…”, acrescentou.
Aos 101 anos, a cidadã centenária pôde testemunhar acontecimentos históricos que causaram impactos mundiais como a Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria, revolução digital e várias pandemias. Quando a televisão chegou ao Brasil, Josina já estava com 28 anos de idade.
A nora de Josina, Dilma Freire, destacou que a sogra é bastante cuidadosa e rigorosa com a alimentação. “Ela quase não come doce. Roscas e alimentos desse tipo ela come muito pouco, mas o que ela gosta mesmo é de verduras e legumes”.
Dona Josina está com a saúde e memória intacta. Durante a semana ela segue a rotina e pratica os afazeres normalmente, isto é, varre o quintal de casa todos os dias. Porém, à noite, ela revela que tem um ritual que jamais deixa de fazer: assistir novelas.
“Não perco um capítulo”, diz rindo.
A idade é só um número para a cidadã centenária. Segundo ela, o futuro ainda reserva viagens e diversos lugares para ela visitar. “Tem dias que dá vontade de viajar e sair por aí”, brincou.
*Victoria Vieira é integrante do programa de estágio entre TV Anhanguera e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), sob orientação de Millena Barbosa.