Investigação sobre irmã de ministro apura uso de emendas para asfaltar estrada perto da fazenda da família, no MA

Capa » NOTÍCIAS » Investigação sobre irmã de ministro apura uso de emendas para asfaltar estrada perto da fazenda da família, no MA
Investigação sobre irmã de ministro apura uso de emendas para asfaltar estrada perto da fazenda da família, no MA
01-09-2023
Compartilhe agora:

PF mira Luanna Rezende, irmã de Juscelino Filho, ministro das Comunicações; ela é prefeita de Vitorino Freire e foi afastada do cargo. Nome da operação, benesse, remete a esse favorecimento

A operação Benesse deflagrada nesta sexta feira (pela Policia Federal 1º)  , chegou a Luanna Rezende, irmã do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, após percorrer o caminho do dinheiro de emendas parlamentares.

O percurso dos recursos públicos em apuração pela PF é o seguinte:

  • Juscelino destina dinheiro de emendas para a cidade de Vitorino Freire, no Maranhão, quando era deputado federal;
  • a irmã dele é a prefeita da cidade;
  • parte dos recursos é aplicada para o asfaltamento de uma rodovia que leva à fazenda da família, com contratos fechados entre 2019 e 2021.

O esquema envolve verbas da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

A operação desta sexta feira é desdobramento de investigações que começaram em 2021, foram aprofundadas, e chegaram ao caminho do dinheiro para a rodovia que leva à fazenda. O nome da operação, Benesse, remete a esse favorecimento.

A PF cumpre 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo STF, nas cidades de São Luís (MA), Vitorino Freire (MA) e Bacabal (MA). Luanna Rezende foi afastada da prefeitura de Vitorino Freire.

O ministro Juscelino Filho é investigado no caso, mas não é alvo de mandados nesta sexta. Em nota, a defesa dele informou que “toda atuação de Juscelino Filho, como parlamentar e ministro, tem sido pautada pelo interesse público e atendimento da população”.

“É importante ressaltar que Juscelino Filho não foi alvo de buscas e que o inquérito servirá justamente para esclarecer os fatos e demonstrar que não houve qualquer irregularidade. Emendas parlamentares, vale dizer, são instrumentos legítimos e democráticos do Congresso Nacional e Juscelino Filho segue à disposição, como sempre esteve, para prestar esclarecimentos às autoridades”, diz o texto assinado pelos advogados Ticiano Figueiredo e Pedro Ivo Velloso.

Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude a licitação, lavagem de capitais, organização criminosa, peculato, corrupção ativa e corrupção passiva.

veja as noticias no nosso instagram @informativo.cidade

 
Contato: (62) 992719764
(clique para ligar agora)

informativocidades@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos requeridos estão marcados *

*