Iphan envia técnica para avaliar danos em imagem de Nossa Senhora das Dores, em Pirenópolis

Capa » NOTÍCIAS » Iphan envia técnica para avaliar danos em imagem de Nossa Senhora das Dores, em Pirenópolis
Iphan envia técnica para avaliar danos em imagem de Nossa Senhora das Dores, em Pirenópolis
08-04-2025
Compartilhe agora:

Moradores denunciam que imagem foi descaracterizada em pintura de restauração

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) recebeu uma denúncia de moradores da cidade de Pirenópolis sobre pintura irregular da imagem de Nossa Senhora das Dores, que pertence à Matriz Nossa Senhora do Rosário. A igreja, bem como o acervo, são tomados individualmente pelo Iphan e qualquer alteração, reparos ou intervenções devem ter a participação do órgão no processo. Apesar disso, a conservadora restauradora Virgynia Corradi Lopes da Silva do Iphan que visitou o local no mês de março não foi informada sobre necessidade de restauro da peça.

Em uma das denúncias registradas no Iphan, um morador se diz indignado com o que fizeram com a imagem sacra. “A imagem de Nossa Senhora das Dores é a imagem sacra católica mais linda que o povo de Pirenópolis tem, uma imagem que foi resgatada do incêndio de 2002 e hoje, quando cheguei na igreja, me deparei com a imagem toda modificada em sua pintura”, diz. Ele aponta que a pintura descaracterizou e tirou toda a originalidade e sacralidade da imagem.

Outro morador, que também denunciou o caso ao Iphan, lembra que imagem é parte integrante do patrimônio histórico de Pirenópolis e tem grande relevância religiosa para a comunidade local. A alteração de suas características originais prejudica a autenticidade da obra e fere os princípios de preservação do patrimônio cultural”, reclama.

Em ofício ao padre Augusto Gonçalves Pereira, pároco da Igreja Nossa Senhora do Rosário, a chefe do escritório técnico do Iphan de Pirenópolis, Eliza Borges de Castro, diz que a seriedade do ocorrido requer celeridade para contenção do estado de preservação da imagem “. A preocupação com a pintura sem acompanhamento técnico se reforça pela importância da imagem e por ser um bem importante para a comunidade católica de Pirenópolis”, escreveu.

O órgão deu um prazo de 15 dias para que a paróquia esclareça sobre a restauração, além de apresentar os cronogramas de novas ações previstas, caso houver para reparar os danos identificados.

Em nota à imprensa, o Iphan informou que vai enviar uma equipe técnica ao local para fazer a apuração minuciosa do ocorrido. “Ressaltamos que a equipe técnica do Iphan já havia realizado vistoria na Igreja Matriz durante o mês de março e não foi informada da necessidade de restauro da referida peça”, disse.

Além das modificações na imagem de Nossa Senhora das Dores, as denúncias apontam ainda a possibilidade de que outras imagens da igreja tenham passado por restaurações. No processo formalizado no Iphan, moradores denunciam que a imagem de Jesus Cristo também passou por restauração:

 

 

 

veja as noticias no nosso instagram @informativo.cidades

 

 

 

 

Contato: (62) 992719764
(clique para ligar agora)

informativocidades@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos requeridos estão marcados *

*