Márcia Santos afirmou que há muita incidência de escorpião-amarelo no bairro onde mora. Segundo veterinária, animal apresenta riscos maiores para crianças e idosos com doenças cardiovasculares.
A manicure Márcia Fernanda Santos, de 41 anos, foi picada por um escorpião enquanto preparava o jantar, em Goiânia. Segundo ela, o animal a picou no dedão da mão esquerda quando ela limpou as mãos no pano de prato.
“Senti uma dor muito forte e no início pensei que fosse uma queimadura, coloquei a mão debaixo da água, mas a dor foi aumentando. Então desconfiei que fosse uma picada de escorpião”, relembrou a manicure.
A situação aconteceu na noite de segunda-feira (19), no bairro Jardim Europa. A manicure afirmou que já tinha encontrado outros dois escorpiões dentro de casa e a vizinha chegou a encontrar 20.
Após ser picada, Márcia Fernanda colocou o animal dentro de um pote e procurou o Centros de Atenção Integral em Saúde (CAIS) Novo Horizonte. “A médica foi rápida, me deu anestesia e ligou no Hospital de Doenças Tropicais. Eles mandaram aplicar o soro para escorpião, só que eles não tinham”, disse.
A manicure contou que recebeu o soro comum e anestesia durante a noite, mas não recebeu o soro antiescorpiônico até a manhã desta terça-feira (20).
Entramos em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para saber onde o soro antiescorpiônico pode ser encontrado, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem. também questionou se o centro de zoonoses irá verificar a aparição de escorpiões no local.
A médica veterinária Luana Borboleta explicou que se trata do escorpião-amarelo e é uma das espécies mais perigosas do mundo. Na América do Sul, ele é considerado o mais venenoso. Há muito registros do animal em Goiás.
“Pessoas adultas [saudáveis] não vão ter complicações no acidente. A dor é muito intensa. Crianças e idosos com doenças cardiovasculares têm acidentes classificados como grave e maior chance de óbito”, explicou a veterinária. Ela ressaltou que a incidência de óbitos é baixa, apesar do risco.
veja as noticias no nosso instagram @informativo.cidades
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/E/A/xiB8crSwS3JtDQfDO7ZA/imagem-g1-6-.png)
