Jovem era o foragido mais procurado pela polícia no Entorno do DF.
Rapaz de 24 anos participou de 34 assaltos e agia com violência, diz polícia.
Um jovem de 24 anos foi preso suspeito de chefiar a principal quadrilha de assalto a ônibus que atua na região do Entorno do Distrito Federal. Segundo a Polícia Civil, ele teve participação em pelo menos 34 assaltos a veículos coletivos. Considerado o foragido mais procurado pelos policiais da região, o suspeito era monitorado há mais de um ano.
Segundo o delegado regional Rodrigo Mendes, o homem mudava a cor do cabelo e usava documentos falsos para despistar a polícia. Além disso, só saia do local onde estava escondido para praticar crimes, no período noturno, ocasiões em que agia com violência.
“Ele agredia deliberadamente todas as vítimas, não importa idade, sexo, fosse idoso ou criança, ele realmente era muito cruel. Dava coronhadas nas vítimas, chutava as vítimas”, afirma Mendes.
O rapaz tinha cinco mandados de prisão em aberto por crimes de homicídio, roubo e tentativa de latrocínio. Ele e foi preso no sábado (21) em Planaltina de Goiás. Na casa onde o suspeito estava foram apreendidas porções de maconha e cocaína, uma balança de precisão, dinheiro e objetos que seriam roubados.
De acordo com a investigação policial, além de ser o mentor intelectual dos crimes, o jovem fazia questão de sempre participar dos assaltos. O grupo também roubava residências, comércios e fazendas.
O alvo preferido da quadrilha são ônibus interestaduais, principalmente os que fazem linhas entre Brasília e estados da região sudeste do país. Dentre os crimes já identificados pela polícia estão assaltos que aconteceram na BR-040, entre Luziânia e Cristalina, e BR-050, entre Cristalina e Catalão.
Investigação
Durante o final de semana, os agentes também fizeram buscas em duas casas de Luziâniaà procura de outros integrantes do grupo. Em uma delas funcionava uma loja de roupas usadas, que a polícia acredita que se tratava de pertences roubados em assaltos. No local foram encontradas várias malas, algumas ainda com adesivos de identificação do embarque.
Nessas residências também foram apreendidos um carro, uma motocicleta, equipamentos eletrônicos, duas armas, além de drogas e munições. Ao todo, cinco pessoas foram detidas e encaminhadas à delegacia da cidade. Lá, elas prestaram depoimento e foram liberadas em seguida.
A polícia continua a investigação com o objetivo de prender os demais integrantes da quadrilha. Segundo o delegado, já foram identificadas pelo menos seis pessoas que participam dos crimes e moram em diferentes cidades da região.