Segundo polícia, grupo causou um prejuízo estimado em R$ 2,5 milhões.
Eles agiam em Goiás e outros quatro estados; dois integrantes estão foragidos.
Seis pessoas foram presas nesta sexta-feira (12), em Goiânia, suspeitas de integrar uma quadrilha especializada em roubar gado e aplicar golpes em fazendeiros. Segundo a Polícia Civil, pelo menos 14 produtores de Goiás e outros quatro estados já foram identificados. O prejuízo estimado é de R$ 2,5 milhões.
Segundo o delegado Izaías de Araújo Pinheiro, titular do 1º DP da capital e responsável pelas investigações, o grupo agia de uma mesma forma há pelo menos dez anos. “Eles chegavam em um município, faziam o arrendamento de uma fazenda, começavam a comprar todo tipo de gado e em muita quantidade e jogavam dentro dessa fazenda. Antes de vencer o primeiro cheque [sem fundo, para fazer o pagamento], eles encostavam a carreta e retiravam esse gado”, explicou.
Ainda de acordo com o delegado, os animais eram vendidos posteriormente em leilões e matadouros. Com a quadrilha, também foram apreendidos carros importados. Além de pecuaristas goianos, vítimas de São Paulo,Minas Gerais, Tocantins e Distrito Federaltambém já foram identificadas pela polícia. Ao todo, foram aplicados pelo menos 14 golpes.
Eles foram autuados pelos crimes de organização criminosa, estelionato, falsificação de documento público e falsidade ideológica. Se forem condenados, podem pegar até 15 anos de prisão.
De acordo com a polícia, dois integrantes do grupo criminoso estão foragidos. Outras quatro pessoas, que atuavam como receptadoras do gado roubado também já foram identificadas e devem ser intimadas a prestar depoimento nos próximos dias.