David Gamble desembarca com agenda oficial sobre segurança, mas aliados de Bolsonaro falam em sanções ao ministro do STF
O chefe interino da Coordenação de Sanções do Departamento de Estado dos Estados Unidos, David Gamble, desembarcou no Brasil nesta segunda-feira (5) para cumprir uma agenda oficial voltada à cooperação em segurança e combate ao crime organizado, conforme informou a embaixada norte-americana. A visita, no entanto, ganhou contornos políticos no Brasil.
Segundo o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a presença de Gamble no país tem outro objetivo: articular sanções ao Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e ouvir congressistas de direita sobre supostos abusos do Judiciário. O parlamentar afirmou ainda que o diplomata pode se encontrar com o próprio ex-presidente Bolsonaro.
“Ainda não foi nomeado um novo embaixador dos Estados Unidos no Brasil. O corpo diplomático que divulgou a agenda oficial ainda é ligado ao governo Biden. Então, essa versão [da embaixada] não tem valor algum”, disse Eduardo, em entrevista ao canal 4 por 4, na noite de domingo (4).
A agenda de Gamble é coordenada por Filipe Barros (PL-PR), presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, aliado próximo de Eduardo Bolsonaro. Além das reuniões técnicas com o Itamaraty e o Ministério da Justiça, Gamble deverá se reunir com parlamentares da oposição que criticam a atuação do STF, especialmente nas investigações sobre os atos golpistas de 8 de Janeiro.
Quem é David Gamble
Oficial da reserva do Exército dos EUA, Gamble é um diplomata de carreira no alto escalão do Serviço Exterior norte-americano. Possui experiência em sanções internacionais, segurança global e política externa, com passagens por Rússia, Afeganistão, Cazaquistão, Polônia e Filipinas, onde já atuou como vice-chefe de missão.
Graduado com distinção pela Escola Eisenhower da Universidade de Defesa Nacional dos EUA, ele também comandou o Escritório de Redução de Ameaças com Armas Convencionais e foi diretor de assuntos relacionados à Rússia e Ásia Central no Conselho de Segurança Nacional dos EUA.
veja as noticias no nosso instagram @informativo.cidades