Trabalhador resgatado em situação análoga à escravidão vivia com família entre escorpiões e pó de calcário em fazenda

Capa » NOTÍCIAS » Trabalhador resgatado em situação análoga à escravidão vivia com família entre escorpiões e pó de calcário em fazenda
Trabalhador resgatado em situação análoga à escravidão vivia com família entre escorpiões e pó de calcário em fazenda
19-08-2021
Compartilhe agora:

Ministério do Trabalho informou que família morava em casa com situação ‘degradante’, em Formosa. Local não tinha banheiro nem geladeira e carnes eram penduradas em cerca no sol para conservar.

Um trabalhador de 48 anos foi resgatado em situação análoga à escravidão, em Formosa , no Entorno do DF. Ele, a esposa e mais cinco filhos viviam entre escorpiões e pó de calcário de uma mineradora das proximidades. O defensor público federal Eduardo Tavares contou que a casa em que família morava estava em situação “degradante”.

“Uma casa que não tinha piso. Banheiro era de terra em um cercadinho de fora. Para piorar a situação, a 100 metros da casa tem uma mineradora de calcário que despeja uma quantidade imensa de pó. A casa ficava como se estivesse nevando”, disse o defensor.

O resgate foi feito pelo Ministério do Trabalho (MT), nesta quarta-feira (18), após uma denúncia ao órgão. A família viveu quase nove anos na pequena casa sem energia e água encanada. A residência não tinha geladeira e as carnes que eles consumiam eram colocadas em uma cerca de arame no quintal, para conservar no sol.

O homem havia sido contratado para cuidar do gado da fazenda e, para isso, teria que morar no local. Os fiscais informaram que, após a fiscalização, o fazendeiro regularizou a situação trabalhista do trabalhador, com a assinatura da carteira de trabalho dele e pagamento de todos os benefícios sociais obrigatórios dos últimos 9 anos.

 Não conseguiu localizar o fazendeiro para que se posicionasse até a última atualização desta reportagem.

A família também dormia em apenas um cômodo, pela falta de espaço. Ainda de acordo com a fiscalização, as crianças conviviam com animais que ofereciam risco de doenças, como ratos e escorpiões.

O dono do local também se comprometeu em construir uma nova casa à família com todas as condições básicas para se morar em um prazo de seis meses. Enquanto isso, eles vão ficar na casa de parentes.

Banheiro da família ficava no quintal da casa, em Formosa — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Família dividia um cômodo em casa de fazenda de Formosa — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Contato: (62) 992719764
(clique para ligar agora)

informativocidades@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos requeridos estão marcados *

*