Entenda como prevenir acidentes com vasos sanitários

Capa » NOTÍCIAS » Entenda como prevenir acidentes com vasos sanitários
Entenda como prevenir acidentes com vasos sanitários
08-02-2024
Compartilhe agora:

Maneira de usar o vaso virou assunto depois que participante do Big Brother Brasil 24 confessou que subia com os dois pés na privada para fazer necessidades. O g1 conversou com autoridades sobre a prevenção desses acidentes.

Embora não muito comentado, acidentes com vasos sanitários não são raros e podem causar ferimentos graves. Exemplo disso é uma mulher de Aragarças, no oeste goiano, que foi internada na UTI no último dia 31 de janeiro com cortes profundos após um  vaso sanitário quebar enquanto ela tava sentada.  O conversamos  com o Corpo de Bombeiros para falar sobre a prevenção desses acidentes; entenda abaixo.

Segundo o major Pedro Niméron Ferreira Neri, os acidentes mais comuns envolvendo pessoas e vasos sanitários incluem quedas, que podem ocorrer quando alguém escorrega ou perde o equilíbrio próximo ao vaso.

Outras formas de acidentes menos conhecidas podem envolver a quebra do vaso sanitário devido a sobrecarga de peso, como alguém tentando se apoiar no vaso para, por exemplo, alcançar algo.

“As pessoas também devem ficar atentas a rachaduras, vazamentos ou qualquer sinal de danos no vaso sanitário. Rachaduras podem indicar fragilidade estrutural e aumentar o risco de quebra ou vazamentos”, orienta o major.

O acidente envolvendo a mulher de Aragarças não teve causa definida, ou seja, não se sabe como e nem por qual motivo o vaso sanitário quebrou. A irmã de Vitoria disse .

Por que não pode subir em cima do vaso?

A maneira correta de se usar um vaso sanitário virou assunto nas redes sociais nas últimas semanas por conta de Beatriz Reis, participante da 24ª edição do Big Brother Brasil, que confessou que subia com os dois pés na privada para fazer cocô. Segundo ela, toda a família usa o vaso dessa forma, chocando muitos internautas.

A produção do programa teve que colocar uma placa nos banheiros da casa proibindo os participantes de usar o vaso dessa forma, já que isso aumenta o risco do vaso sanitário quebrar, causando um grave acidente.

Segundo as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), os vasos sanitários devem suportar no mínimo 250kg, mas a orientação dos bombeiros é de evitar aplicar peso excessivo sobre as bacias, pois isso pode comprometer a estrutura e aumentar o risco de quebra.

“É expressamente proibido subir nos vasos sanitários, por eles serem feitos de louça e por não suportarem muito peso concentrado”, explica o major.

Em novembro de 2020, uma menina de 9 anos ficou gravemente ferida, em Santa Helena de Goiás

, após subir em um vaso sanitário, que quebrou em seguida. Segundo a professora Kérima Lorrana Soares, a filha teve um corte muito grande na região do abdômen.

Ana Luiza Soares caiu de vaso sanitário e está internada na UTI, em Santa Helena de Goiás — Foto: Reprodução/Tv Anhanguera

Ana Luiza Soares caiu de vaso sanitário e está internada na UTI, em Santa Helena de Goiás

A mãe conta que tudo aconteceu depressa. Logo após ela sair do banheiro, a filha subiu no vaso sanitário para tentar trocar a temperatura do chuveiro, pois a água estava muito quente. A mãe diz que ouviu um barulho muito alto, que ela descreveu como um “estouro” e, quando chegou ao banheiro, já encontrou a filha machucada.

O major reforça que, caso o vaso sanitário esteja muito sujo, a orientação é limpá-lo como for possível e forrar a bacia com papel higiênico. “Mas jamais suba no vaso”, enfatizou.

Por quê os ferimentos acabam sendo tão graves?

De acordo com o major, acidentes com vasos sanitários frequentemente provocam ferimentos graves devido à natureza dura e muitas vezes afiada dos materiais envolvidos, como porcelana e metal. Dependendo do tamanho ou profundida do corte, as vítimas podem sofrer hemorragia.

Além disso, quedas de uma altura elevada, como aquelas que ocorrem ao cair dentro de um banheiro, podem resultar em lesões graves devido ao impacto.

“Os ferimentos causados pela quebra do vaso devido ao excesso de peso, geralmente, afetam as regiões inferiores do corpo, como pernas e pés, pois são as áreas que costumam estar mais próximas do vaso no momento da quebra”, afirma o bombeiro.

Mas segundo ele, dependendo da forma como ocorre a quebra e do ângulo do impacto, também podem ocorrer ferimentos em outras regiões, como mãos, braços, rosto e torso.

Em caso de acidentes, é importante chamar imediatamente ajuda médica se houver lesões graves e isolar a área para evitar que outras pessoas se machuquem. O Corpo de Bombeiros de Goiás atende a população pelo telefone de emergência 193.

Vaso sanitário tem prazo de validade?

Vaso sanitário — Foto: Shutterstock

Embora não haja um prazo de validade fixo para vasos sanitários, o major explica que é recomendável substituí-los se apresentarem sinais de desgaste excessivo, danos significativos ou problemas recorrentes de funcionamento que não podem ser corrigidos com manutenção.

Fora isso, o bombeiro explica que existem modelos que são projetados com recursos de segurança adicionais, como bordas arredondadas para reduzir o risco de ferimentos em caso de queda. Também existem privadas feitas de materiais mais resistentes para minimizar o risco de quebra, como o polipropileno.

“Escolher um modelo adequado e realizar a instalação correta também pode ajudar a prevenir acidentes”, aconselha.

veja as noticias no nosso instagram @informativo.cidades

Contato: (62) 992719764
(clique para ligar agora)

informativocidades@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos requeridos estão marcados *

*