Goianésia tem gestão com visão voltada para o Desenvolvimento Humano & Organizacional

Capa » GOIANÉSIA » Goianésia tem gestão com visão voltada para o Desenvolvimento Humano & Organizacional
Goianésia tem gestão com visão voltada para o Desenvolvimento Humano & Organizacional
18-03-2022
Compartilhe agora:

Limpeza, Asseio e Conservação em tempos de Covid”, esse na volta das aulas 100% presenciais, e

A cidade de Goianésia tem gestão, na atual administração municipal, voltada para os servidores públicos, aqueles que fazem a máquina administrativa funcionar, indistintamente sejam de quais categorias. Nesse sentido, criado em agosto do ano passado, o Núcleo de Educação Corporativa do Servidor Público, subordinado à Secretaria da Casa Civil, promove ações de qualificação e desenvolvimento do servidor, no tripé formação, cursos e parcerias educacionais, e de employer branding, espécie de marketing interno de valorização da marca empregadora para os servidores.

Em seis etapas, até agora, distribuídas em dois ciclos de formação dos servidores, foram beneficiados perto de três mil participantes, de toda a estrutura do Paço Municipal, muitos deles em mais de uma etapa –o município tem cerca de 2,5 mil servidores, entre efetivos, comissionados, terceirizados, credenciados e estagiários.

O primeiro ciclo de formações, em três etapas, todas elas no semestre passado, envolveu servidores da Saúde e da Educação: a formação “Atendimento Humanizado: Um Olhar Humano no Atendimento”, para 800 servidores da Saúde, ministrado em agosto do ano passado pelo psicólogo Eduardo Corceli, referência em Goiás na área de eneagrama e desenvolvimento humano, realizada com foco na melhor prestação de serviço da Pasta ao cidadão; o workshop “Professor Digital 4.0”, quando do retorno das aulas, ainda de forma híbrida, também em agosto, com todos os professores da rede municipal, beneficiados 400 educadores, na exposição do analista de sistemas Carlo André Oliveira, coautor do livro Coaching A Revolução da Atitude; e a capacitação “Limpeza Profissional –Práticas de Higienização para Profissionais de Limpeza, Asseio e Conservação em tempos de Covid”, esse na volta das aulas 100% presenciais, em outubro, com Eliete Martins, cujo curso atendeu 200 profissionais de asseio e conservação das unidades escolares, totalizando, somente no ciclo um, cerca de 1,4 mil servidores formados e qualificados nessas áreas de atendimento, docência da era digital e da higienização nos tempos de covid.

Já em 2022, em apenas dois meses, foi superado o número de servidores atendidos no ano passado, nas três etapas do segundo ciclo até agora realizadas: no “Treinamento Operacional Descomplicando Processos”, ministrado em fevereiro pelos diretores de cada departamento responsável, Stenio Vinícius Barreto (Compras), Anna Clara Silva (Contratos), Raimundo do Carmo Raposo (Licitação), Maick Costa Brito (chefe de Assessoria Técnica e Jurídica) e Júnior Elias de Carvalho Martins (Suporte In loco Prodata), o qual atingiu, mês passado, 200 servidores de todas as secretarias; “Atendimento Humanizado — Um Olhar Humano no Atendimento” –, 500 servidores, em dois dias de curso, entre os cinco pilares da administração municipal (efetivos, comissionados, credenciados, terceirizados e estagiários) das pastas da Promoção Social, Cultura e Turismo, Esporte, Casa Civil, Planejamento, Procuradoria Jurídica, Finanças, Indústria e Comércio, Saúde, Agricultura, além da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e do Fundo de Previdência Social do Município de Goianésia (Funprevis); e “Um Olhar Além do Cognitivo –Acolhimento na Unidade Escolar”–, que envolveu toda a rede de educação, totalizando mais 900 pessoas, ambos ministrados também pelo psicólogo Eduardo Corceli.

“O objetivo do Núcleo é implantar gestão de pessoas na gestão municipal e desenvolver os servidores com as suas competências para atendimento, a parte comportamental, enfim, é desenvolver o ser humano dentro da Administração Pública e, ao mesmo tempo, valorizá-lo”, resume Rafael Mendes, diretor de Recursos Humanos da prefeitura e responsável pelo Núcleo, para quem “é um diferencial implantar gestão de pessoas, RH com esse foco, na Administração Pública”; e já anunciando, para abril, a quarta etapa do atual ciclo, que atenderá servidores das secretarias de Meio Ambiente e Serviços Urbanos e de Infraestrutura.

 

EMPLOYER BRANDING

Outra ferramenta de gestão, contribuinte para o empoderamento da marca empregadora, o employer branding constitui duas iniciativas que, segundo Rafael Mendes, valorizam o servidor municipal: a dos aniversariantes, de integrantes da Administração Pública, quando lhes são entregues, pelo respectivo titular da Pasta, cartões de felicitações, assinados pelo prefeito Leonardo Menezes, junto do qual vai um chocolate e um cartão também do Núcleo;  iniciativa inaugurada em setembro de 2021 e que precede à das datas comemorativas de cada categoria profissional atuante no governo municipal, com entregas também de lembranças, gesto iniciado em janeiro deste ano.

“São pequenos gestos, mas de grande significado, iniciativa que aproxima o colaborador ao chefe do Poder Executivo”, avalia o diretor de RH da prefeitura.

Lembranças por datas comemorativas já prestigiaram, em janeiro, o Dia do Farmacêutico, entregues pelo diretor de RH e secretária Luciana Otoni (Saúde); e, neste mês de março, o Dia Internacional da Mulher, quando o próprio prefeito Leonardo Menezes fez a entrega de cartões, em uma das secretarias, contendo frase de empoderamento às mulheres, saudação repetida nas outras pastas pelo diretor de RH e secretárias Eloá Menezes (Promoção Social; e Mulher, Família e Direitos Humanos), Elisandra Menezes (Educação) e Luciana Otoni, além dos respectivos titulares; o Dia do Bibliotecário, pelos secretários Willian Teófilo (Cultura) e Elisandra Menezes; o Dia Nacional do Ouvidor, pelo secretário José Salvino de Menezes (Casa Civil); e nesta sexta-feira (18), antecipando a comemoração do dia 19 de março, o Dia dos Carpinteiros e Marceneiros, junto com o secretário Gesmar José da Silva (Infraestrutura).

“O 19 de março foi escolhido para comemorar o Dia dos Carpinteiros e Marceneiros em referência ao Dia de São José, que se celebra também nesta data. Para homenagear nossos servidores que ocupam essa função, visitei o secretário de Infraestrutura Gesmar para entrega da lembrancinha com um cartão dedicado aos nossos profissionais. Toda a equipe da Prefeitura Municipal de Goianésia parabeniza vocês”, postou nas redes sociais o diretor de RH, Rafael Mendes.

 

PARCERIAS EDUCACIONAIS

Nessa gestão de visão voltada aos servidores públicos municipais, importante iniciativa também as parcerias estabelecidas que os atende com bolsas educacionais, estimulando-os aos estudos, benefício que alcança seus familiares de primeiro grau: já são três parcerias nesse sentido.

Uma dessas, firmada mediante convênio parceria, com a Faculdade Evangélica de Goianésia (Faceg), concede descontos de 30% nas mensalidades de qualquer primeira graduação, exceto Odontologia, na instituição (válidos para Agronomia, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica); e de até 70% nas de segunda graduação.

As outras parcerias educacionais são com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com a KNN Idiomas. “Todos os servidores podem se beneficiar. Isso inclui os funcionários daquelas cinco categorias mencionadas e seus familiares de primeiro grau”, reforça Rafael Mendes.

 

PROJETOS FUTUROS

Para breve, o diretor de RH da Prefeitura de Goianésia anuncia a Academia de Líderes, formação intensiva para gestores; o Ciclo de Formação para Estagiários, a fim de promover o desenvolvimento técnico e comportamental desses servidores; a adequação e reestruturação dos Planos de Carreira dos Servidores; a retomada e implantação das avaliações de desempenho dos servidores com foco em competências; a continuidade da aplicação das pesquisas de clima organizacional; e, ainda, já em andamento, a estruturação de concurso público.

veja as noticias no nosso instagram @informativo.cidades 

Pode ser uma imagem de 6 pessoas, pessoas em pé, ao ar livre e texto que diz "INFRAESTRUTURA"

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, em pé e área interna

 

Contato: (62) 992719764
(clique para ligar agora)

informativocidades@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos requeridos estão marcados *

*