Jovem morre com suspeita de H1N1 uma semana após se casar, em Senador Canedo

Capa » NOTÍCIAS » Jovem morre com suspeita de H1N1 uma semana após se casar, em Senador Canedo
Jovem morre com suspeita de H1N1 uma semana após se casar, em Senador Canedo
15-04-2018
Compartilhe agora:

Entregador Gerson Pereira da Silva estava internado em uma UPA; Família reclama que ele não recebeu o atendimento adequado, mas diretor afirma que todos cuidados foram tomados.

 

Um jovem   morreu, na sexta-feira (13), com a suspeita de estar infectado pelo vírus da gripe H1N1, uma semana após se casar, em Senador Canedo , na Região Metropolitana de Goiânia. O entregador Gerson Pereira da Silva estava internado em tratamento contra uma pneumonia e também sob suspeita, além da gripe, de dengue. Irmãs de Gerson afirmam que ele não recebeu o tratamento adequado.

A Prefeitura de Senador Canedo informou em nota  que a causa da morte está sendo investigada, e que as unidades de saúde seguem todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (veja íntegra no fim da reportagem).

Uma irmã do entregador, Jeane Pereira da Silva, reclamou da forma como Gerson foi atendido na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Senador Canedo, onde estava internado. “Eles [médicos] só falavam que era por causa da reação do remédio, mas não era. Depois o médico mostrou para gente um Raio X sobre como estava o pulmão dele. Na verdade, ele estava era sem ar, e eles não colocam ele em lugar algum, porque ele não conseguia respirar”, desabafou.

O diretor da UPA, o médico Pedro Paulo Couto, afirmou que o jovem recebeu sim o atendimento adequado, e foi medicado conforme manda o protocolo. “Fizemos o isolamento, demos o Tamiflu, antibióticos também entramos com ele. Porém ele evoluiu muito rápido por uma piora clínica, com insuficiência respiratória aguda, onde nós tivemos que fazer a intubação traqueal, para que ele melhorasse o desconforto respiratório”, disse.

Segundo a família, Gerson trabalhou normalmente até terça-feira (10). Na quarta-feira (11) se sentiu mal e precisou faltar ao serviço. No dia seguinte, quinta-feira, piorou e foi levado pela esposa à UPA da cidade. No entanto, doze horas após ser internado, morreu.

O velório e o enterro de Gerson ocorreram na manhã deste sábado, no Cemitério Municipal de Senador Canedo. Alguns parentes usavam máscaras, com medo de serem infectados pelo vírus. Amostras foram coletadas para a investigação sobre o que, de fato, provocou a morte de Gerson.

Em Goiás, foram confirmadas, até a sexta-feira, 10 mortes por H1N1 Goiás . Outros 63 pacientes foram diagnosticados com a doença. Por conta do alto número de casos, o Ministério da Saúde antecipou a campanha de vacinação, que começou na sexta-feira. A imunização está sendo feita por grupos de risco , de segunda-feira a sexta-feira.

Posicionamento da Prefeitura

“A Prefeitura Municipal de Senador Canedo informa que Gerson Pereira da Silva, de 28 anos, deu entrada na última quinta-feira, às 18 horas, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com queixa de cefaléia intensa e dor no corpo associado a febre alta e dispnéia.

Seguindo protocolos de urgência, o paciente foi avaliado, feita estabilização, e assim feito o pedido de UTI, para Central Estadual de Vagas, que foi negado primeiramente pelo regulador, e refeito novamente com pedido de extrema urgência.

Com a piora do quadro clínico, Gerson veio a falecer após piora do seu quadro às 6h30 da manhã do dia 13 de abril.

O óbito ainda está sendo avaliado, já que o paciente na terça-feira, desta semana fez exames na unidade de saúde, com suspeita e confirmação de dengue, porém liberado para tratamento ambulatorial, por não apresentar nenhuma intecorrência.

Informamos ainda, que o munícipio não tem ainda confirmado nenhum caso de H1N1, e que tem seguido os protocolos do Ministério da Saúde.

Contato: (62) 992719764
(clique para ligar agora)

informativocidades@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos requeridos estão marcados *

*