Novo sistema de tramitação de processos começará a ser implementado

Capa » NOTÍCIAS » Novo sistema de tramitação de processos começará a ser implementado
Novo sistema de tramitação de processos começará a ser implementado
22-01-2017
Compartilhe agora:

A Polícia Civil também deve programar para os próximos dias um curso voltado para a capacitação de seus servidores. O SEI vai substituir o SepNet a partir de fevereiro.

A Segplan (Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento) divulgou nesta sexta-feira (20/01), em seu site, informações referentes à substituição do Sistema Eletrônico de Protocolo (SepNet) pelo novo Sistema Eletrônico de Informações (SEI). De acordo com a secretaria, servidores públicos estaduais interessados em fazer o curso à distância de como trabalhar com o SEI devem fazer suas inscrições até o dia 22 de janeiro. O primeiro curso-treinamento terá 20 horas/aulas e será realizado no período de 24 de janeiro a 13 de fevereiro, e as inscrições podem ser feitas, pelo site http://www.enap.gov.br/.

A Polícia Civil também deve programar para os próximos dias um curso voltado para a capacitação de seus servidores. O SEI vai substituir o SepNet a partir de fevereiro.

O curso-treinamento é destinado a servidores e agentes públicos dos três poderes e das três esferas de governo que utilizam o Sistema Eletrônico de Informações. O superintendente executivo da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), Bruno Perillo, destaca a importância do curso lembrando que, a partir de 1º de fevereiro, estará implantado, em todo o País, o SEI. Isso significa que, a partir desta data, todos os processos públicos, de qualquer natureza, serão autuados eletronicamente. “Em pouco tempo, vai acabar a circulação de papel no Governo. Tudo será em formato digital, como processos, ofícios, memorandos, portarias e vários outros documentos”, explica.

O SEI é uma ferramenta que permite a virtualização de processos e documentos nos órgãos dos governos, contribuindo para a modernização da administração pública por meio do aprimoramento da gestão documental, além de facilitar o acesso à informação por parte de servidores e cidadãos, propiciando celeridade, segurança e economia.

Os procedimentos para a migração para o SEI serão feitos em três etapas, cada uma com seis meses de duração. Até 2018, a meta da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), que coordena a área de Tecnologia da Informação dos órgãos estatais, é que o uso de papel para elaboração de documentos do Governo de Goiás seja praticamente eliminado. A expectativa é que toda a migração seja feita em até 18 meses, mas a Segplan trabalha com a possibilidade de encurtar o prazo. O manual do sistema, vídeo-aulas que ensinam como usar o SEI Goiás e o material para treinamento dos servidores podem ser acessados no link: http://sei.goias.gov.br/implantacao/material_para_treinamento.php.

Entre os benefícios da nova ferramenta estão a diminuição da burocracia, pois não será preciso aguardar documentos tramitarem de um setor a outro, já que os processos poderão ser analisados diretamente no Sistema; o aumento da produtividade (com os processos eletrônicos implantados, será possível acessá-los em vários locais, assim, mais de uma área poderá trabalhar sobre o mesmo processo ao mesmo tempo, tornando a análise mais ágil); além da economia (o processo eletrônico permitirá a redução de gastos com materiais de escritório, contribuindo para a preservação do meio ambiente, com redução de uso do papel e energia elétrica de impressoras).

Com informações da Segplan.

Contato: (62) 992719764
(clique para ligar agora)

informativocidades@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos requeridos estão marcados *

*