Oito vacas são mortas suspeitas de envenenamento no Palmital em Ceres

Capa » NOTÍCIAS » Oito vacas são mortas suspeitas de envenenamento no Palmital em Ceres
Oito vacas são mortas suspeitas de envenenamento no Palmital em Ceres
08-06-2020
Compartilhe agora:

Um dos proprietários de uma das vacas  que fez a denúncia para redação em jornal de Ceres

A reportagem  esteve  em uma chácara no Palmital no município de Ceres para falar de uma denúncia de 8 cabeças de gado que foram mortas suspeitas de envenenamento.

 

Um dos proprietários de uma das vacas  que fez a denúncia para redação em um jornal de Ceres  e também para a Secretaria de Meio Ambiente de Ceres, Divino Cristino informou que o gado assustou com tiros de um caçador o qual acabou pulando a cerca de uma chácara onde possui plantação de um bananal.

 

De acordo com Divino, a chácara da qual o gado invadiu havia uma caixa d’água pequena com veneno dentro. Divino acredita que as vacas ao pular a cerca devido ter assustado com o tiro, foi até a caixa d’água que estava com veneno e acabou tomando, em seguida morreram todas 8 vacas no local.

 

As vacas foram enterradas alí mesmo no local onde elas caíram, pois o veneno é muito forte, e segundo um dos membros da Secretaria de Meio Ambiente, o veneno penetra até 90 metros de profundidade do solo.O veneno é proibido a venda  no Brasil.

 

Divino disse que o dono do Bananal que é da cidade de Itaguru, havia avisado o proprietário da chácara do qual arrendou para plantação de bananas que a cerca estava ruim.

 

Divino Cristino, disse que o dono do bananal falou para ele (Divino) por telefone que havia preparado o veneno foi para isso mesmo ou seja, matar o gado que entrasse na terra da plantação de bananas.

 

Divino alega que não sabia que a cerca estava estragada  e não tinha como retirar o gado da chácara de plantação do bananal porque a porteira estava fechada

 

 

Ele disse que morreram 5 cabeças de gado do dono da chácara que arrendou a mesma para a plantação de bananas, duas de um outro fazendeiro e uma dele  (Divino Cristino) que fez a denúncia. Divino informou que vai registrar queixa na Polícia Civil e quer saber qual o tipo de veneno foi utilizado no local para matar os gados.

Secretário de Meio Ambiente:

 

De acordo com o secretário de meio ambiente Celso Henrique que também esteve no local, segundo ele,  há suspeita de envenenamento com um produto chamado Furadan que é proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) o qual não pode ser comercializado e nem utilizado no Brasil.

 

O secretário informou que nesta segunda-feira entregará a Polícia Civil um relatório para investigar o caso. O secretário disse que em relação à Secretaria, isso é um crime ambiental, caso esses indícios de envenenamento sejam comprovados, segundo o secretário o suspeito vai responder criminalmente por isso pelo dano ambiental.

 

Pelas denúncias dos proprietários dos gados,  ele pode responder pelos danos desses 8 animais mortos. A reportagem não conseguiu contato com a pessoa suspeita de ter cometido esse ato.

Contato: (62) 992719764
(clique para ligar agora)

informativocidades@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos requeridos estão marcados *

*