Raio provoca mortes de mais de dez cabeças de gado na zona Rural de Santa Isabel

Capa » NOTÍCIAS » Raio provoca mortes de mais de dez cabeças de gado na zona Rural de Santa Isabel
Raio provoca mortes de mais de dez  cabeças de gado na zona Rural de Santa Isabel
29-01-2021
Compartilhe agora:

O órgão oficial de defesa agropecuária foi notificado imediatamente, para as devidas providências.

A Agrodefesa de Santa Isabel foi notificada na manhã desta quinta-feira 28 de janeiro de 2021, sobre uma ocorrência de alta mortalidade de bovinos em uma propriedade rural na região de Cirilândia. Segundo o responsável pela propriedade, por volta das 22h, durante uma chuva, ouviu um forte trovão e ao amanhecer percebeu que mais de dez  bovinos estavam mortos com sinais de morte súbita.

O órgão oficial de defesa agropecuária foi notificado imediatamente, para as devidas providências. O Fiscal Agropecuário Estadual, médico veterinário Antonio Jose Gonçalves França, esteve no local e constatou que a morte dos animais foi por causa, provavelmente, de uma descarga elétrica que atingiu os animais matando-os instantaneamente.

O produtor organizou máquinas para a construção de valas para enterrar as carcaças, pois estavam a menos de 100 metros de sua residência

Orientações da Agrodefesa

O órgão orienta a comunicação imediata da ocorrência de doenças ou mortalidades em animais de produção à Agrodefesa para que se inicie rapidamente a investigação epidemiológica e impeça o surgimento de novos surtos em outras propriedades ou regiões.

A notificação é obrigatória, especialmente as que curse com sintomatologia nervosa, hemorrágicas ou vesiculares (formam bolhas nas tetas, boca e pés).

Nos casos de alta mortalidade de animais onde a Agrodefesa realiza a visita técnica ao produtor e confirma as mortes, o saldo de animais em sua ficha no SIDAGO é atualizado e não sofre nenhuma sanção, mas se não houver justificativas e no momento de sua declaração de vacinação contra febre aftosa houver distorções, o produtor poderá ser autuado.

Vale salientar que todo produtor de animais deve manter seus dados atualizados na Agrodefesa, assim como suas coordenadas geográficas. Os dados poderão ser atualizados através do endereço:

 https://sidago.agrodefesa.go.gov.br/application/index/login, onde o produtor, através de senha pessoal, emite a sua documentação sanitária e fiscal (GTA/NFE), declara suas vacinações sem ser preciso se deslocar até uma das unidades da Agrodefesa, isso a qualquer hora ou lugar. Em caso de dúvidas entre em contato com o escritório

mais próximo.https://youtu.be/sFDr5sLsD1U

Contato: (62) 992719764
(clique para ligar agora)

informativocidades@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos requeridos estão marcados *

*