Análise identifica que há sementes de rosas, orquídeas e de limoeiro em pacotes ‘misteriosos’ recebidos após compras pela web

Capa » NOTÍCIAS » Análise identifica que há sementes de rosas, orquídeas e de limoeiro em pacotes ‘misteriosos’ recebidos após compras pela web
Análise identifica que há sementes de rosas, orquídeas e de limoeiro em pacotes ‘misteriosos’ recebidos após compras pela web
07-10-2020
Compartilhe agora:

Ministério diz ter localizado 258 pacotes de sementes não solicitadas, que foram enviados a moradores de 24 estados mais o Distrito Federal. Laboratório da Agrodefesa em Goiânia está catalogando e classificando as amostras.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) fez um balanço nesta terça-feira (6) das amostras de sementes misteriosas que brasileiros receberam junto com produtos comprados na internet.

A análise identificou sementes de plantas ornamentais e frutíferas. Tem suculentas, rosas, orquídeas, limão, cerejeira e duas espécies ainda não identificadas. Todos os pacotes vieram de países asiáticos, a maioria da China, sem que o destinatário tenha pedido.

Os cientistas também descobriram a presença de ácaros, fungos, bactérias e quatro tipos de ervas daninhas que não existem no brasil.

Moradores de Goiânia e Itumbiara relataram que receberam  os pacotes com sementes. Todos eles entregaram as amostras para análise do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), que fica na capital e é referência neste tipo de pesquisa.

Até o momento, 258 pacotes de sementes já foram recolhidos em 24 estados, além do Distrito Federal, e o trabalho não tem data para terminar. O laboratório está catalogando e classificando as amostras. A intenção é saber quais os riscos das sementes para a saúde e para o agronegócio.

Da investigação feita pelo ministério até agora foi identificado que:

  • Sementes de 25 embalagens mostraram 3 fungos diferentes;
  • 1 pacote apresentou ácaro;
  • 4 embalagens com possibilidade de conter plantas daninhas não presentes no país;
  • 2 pacotes com a presença de bactérias.

Especialistas alertam para risco

O diretor do departamento de Serviços Técnicos do Mapa, José Luís Vargas, diz que o alerta é máximo quando o risco é desconhecido.

“O risco, ele é desconhecido, e quando a gente trabalha com risco desconhecido, o alerta é máximo. então é isso que a gente pede pra população. Não abra esse pacote, não plante”, adverte Vargas.

Para o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal, “pode ser um risco de intoxicação”.

“Existem sementes tóxicas. Como a gente não tem origem, não tem controle, é preciso ter precaução”, avalia o secretário.

Já o diretor de Defesa Agropecuária da Agrodefesa de Goiás, Sérgio Paulo Coelho, pede para que a curiosidade sobre as sementes fique apenas com quem está investigando o caso.

“Não pode ser curioso. Deixa toda a curiosidade para quem tá fiscalizando, para quem tá investigando o objetivo dessas sementes estarem chegando nas residências”, observou Coelho.

Agrodefesa de Goiás analisa sementes misteriosas que brasileiros receberam junto com compras on-line — Foto: Reprodução TV Anhanguera

Contato: (62) 992719764
(clique para ligar agora)

informativocidades@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos requeridos estão marcados *

*