Caiado diz que espera nova remessa de Coronavac nesta sexta-feira e lote deve ser usado em idosos acima de 80 anos

Capa » NOTÍCIAS » Caiado diz que espera nova remessa de Coronavac nesta sexta-feira e lote deve ser usado em idosos acima de 80 anos
Caiado diz que espera nova remessa de Coronavac nesta sexta-feira e lote deve ser usado em idosos acima de 80 anos
06-02-2021
Compartilhe agora:

A Secretaria Estadual de Saúde, porém, ainda não sabe a quantidade exata de doses que vai chegar.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado  (DEM), disse ter determinado à Secretaria Estadual de Saúde (SES) que todas as doses da vacina Coronavac que chegarem ao estado em nova remessa, prevista para esta sexta-feira (5), deverão ser aplicadas exclusivamente em idosos com idade superior a 80 anos.

A fala do governador vem um dia depois de a SES identificar 20 casos e doses aplicadas em adolescentes com 17 anos. Para o político, “não é lógico” deixar idosos desta faixa etária aguardando a vacina. O governador, no entanto, não citou especificamente estes casos. Além dos adolescentes, cidades goianas são investigadas por casos de vacinação  de pessoas fora do grupo prioritário.”Determinei ao secretário [de Saúde] que tudo que chegar de dose é para vacinar pessoas acima de 80 anos e ponto. Não podemos deixar as pessoas dessa faixa etária aguardando, não é lógico. Essa regra vamos impor em Goiás”, pontuou o governador.

A quantidade exata de doses é desconhecida até a publicação desta reportagem. A SES explica que o quantitativo é informado pelo governo federal momentos antes de os lotes serem colocados em aviões para despacho.

O estado tem 29,9 mil de coronavac  em estoque para atender esse grupo. De acordo com a SES, esse lote será juntado ao que vai chegar para que sejam enviadas quantidades relativas as primeira e segunda doses.

Segundo o portal da Covid-19, administrado pelo estado, até esta sexta-feira foram registradas 1.940 mortes de idosos com idade superior a 80 anos. Na faixa etária debaixo, morreram 2.008 pessoas com idades entre 70 e 79 anos.

Até o momento, o estado recebeu 278.530 doses das vacinas: foram 183.030 de coronavac  e 65.5 mil de Oxiford.

De acordo com nota técnica elaborada pela SES, o cronograma de vacinação da 1ª primeira etapa para população idosa, por faixa etária, é imunizar idosos com 60 anos ou mais acamados, ou seja, pessoas que não conseguem deixar o leito. Mas neste grupo, serão priorizados os com idade mais avançada.

A SES explica que serão vacinados primeiros os idosos acamados, com 80 anos ou mais, e depois os que não estão em leito. Os acamados receberão as doses em casa e o restante de acordo com a estratégia de vacinação do município, que pode ser via drive thru ou posto de saúde.

Aeronave da FAB sendo carregadas com vacinas a serem entregues em Goiás coronavírus Covid-19 — Foto: Divulgação/FAB

Contato: (62) 992719764
(clique para ligar agora)

informativocidades@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos requeridos estão marcados *

*