Cerca de 16 mil urnas eletrônicas são distribuídas para sessões eleitorais em Goiás

Capa » NOTÍCIAS » Cerca de 16 mil urnas eletrônicas são distribuídas para sessões eleitorais em Goiás
Cerca de 16 mil urnas eletrônicas são distribuídas para sessões eleitorais em Goiás
06-10-2018
Compartilhe agora:

Eleições que ocorrem no domingo (7) vão envolver mais de 12 mil PMs e 13 mil mesários; veja como localizar o local de votação e imprima uma colinha.

Cerca de 16 mil urnas eletrônicas foram distribuídas neste sábado (5) para todas as 13,9 mil sessões eleitorais de Goiás para as Eleições 2018, que ocorrem no domingo (7). De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), a segurança dos equipamentos e dos eleitores será feita por mais de 12 mil policiais militares em todo estado. Conforme o tribunal, 13 mil mesários trabalham neste pleito.

De acordo com o chefe de seção de suporte do TRE, Arllyes Freire, a Justiça Eleitoral está pronta para substituir os equipamentos caso haja algum problema técnico durante a votação.

“Ficam urnas aqui [na sede do TRE], que são urnas de reserva, são chamadas urnas de contingência, para, caso ocorra algum problema técnico com a urna durante a votação, a gente pode fazer a substituição da mesma”, disse

Goiás é o 12º estado do país em número de eleitores, com 4,4 milhões de cidadãos aptos ao voto. As eleições ocorrem em 13.993 sessões, além de duas que foram montadas para receber o voto de presos provisórios e para quem vai votar em trânsito. Em Goiânia, são 2.840 seções eleitorais.

votar, os eleitores deverão apresentar, na sessão eleitoral em que é cadastrado, um documento com foto. De acordo com o TRE, não é permitido entrar na cabine de votação utilizando equipamentos eletrônicos, como celulares, tablets ou câmeras fotográficas.

As urnas eletrônicas começaram a ser distribuídas no início da manhã deste sábado. Cerca de 20 caminhões e vans carregados com as urnas começaram a sair do estacionamento do anexo do TRE, que fica no Setor Aeroporto, na região central de Goiânia. Todos os veículos estavam com as portas lacradas e com os equipamentos dentro de caixas, também vedadas.

Na capital, as urnas eletrônicas vão estar em 344 pontos de votação, distribuídos em 9 zonas eleitorais.

Ordem da Votação

  1. Deputado federal – 4 dígitos
  2. Deputado estadual – 5 dígitos
  3. Senador 1 – 3 dígitos
  4. Senador 2 – 3 dígitos
  5. Governador – 2 dígitos
  6. Presidente da República – 2 dígitos
  7. Segurança

    A Polícia Militar vai realizar, a partir deste sábado, uma força-tarefa para garantir a segurança das eleições e também prevenir a prática de crimes eleitorais, no estado. Conforme o coronel Anésio Barbosa da Cruz Júnior, oficial de ligação da PM com o TRE, os cerca de 12 mil policiais estarão nas ruas e em pontos estratégicos do estado.

    “O [crime] mais frequente é a boca de urna ou então quando alguém cria algum tipo de tumulto dentro da zona eleitoral e é ali solicitado pelo presidente da sessão a intervenção policial”, disse.

    Este ano, em muitas cidades goianas, o próprio policial militar vai poder registrar o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para os crimes eleitorais. Já na capital, os crimes serão registrados no 1º Distrito Policial e os presos levados para a sede da Polícia Federal.

Contato: (62) 992719764
(clique para ligar agora)

informativocidades@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos requeridos estão marcados *

*