A pequena onça-pintada será levada para o Instituto Onça-Pintada (IOP) em Mineiros onde ganhará condições para retornar para a natureza
Uma celebridade deve chegar amanhã a Goiás. Trata-se do Dingo, filhote de onça-pintada que ficou famoso no Mato Grosso pela fofura e por aparecer em vídeos brincando com um urso de pelúcia. Dingo será encaminhado ao Instituto Onça-Pintada (IOP) em Mineiros, a 425 quilômetros de Goiânia, onde o animal será reinserido em seu habitat natural.
O filhote foi resgatado em abril deste ano por um fazendeiro em Novo Mundo (MT) que o criou como um gato comum. Mas, com o passar do tempo, o fazendeiro descobriu a verdadeira espécie do bichano e chamou as autoridades do Estado. O animal conquistou o carinho dos mato-grossenses, recebeu um nome e tem se preparado para uma nova fase de reinserção na natureza em Goiás. Na época que foi encontrado Dingo pesava 4 quilos. Hoje, com quatro meses e meio de vida, já pesa 8 quilos. O filhote, no entanto, só será solto quando atingir a idade adulta quando pode chegar a pesar 135 quilos.
O IOP foi escolhido por ser é a única Organização Não Governamental (ONG) dedicada exclusivamente a promover a conservação da onça-pintada no Brasil. O Instituto promove a conservação da espécie listada pelo Ibama (2003) como ameaçada de extinção e confirmou à reportagem a chegada de Dingo e de outra onça-pintada também capturada no Mato Grosso.