Goiânia tem um carro furtado ou roubado a cada 53 minutos

Capa » NOTÍCIAS » Goiânia tem um carro furtado ou roubado a cada 53 minutos
Goiânia tem um carro furtado ou roubado a cada 53 minutos
27-08-2015
Compartilhe agora:

Levantamento da Policia Militar registra ocorrências ao longo dos sete dias entre 17 e 23 de agosto

Um carro foi roubado ou furtado em Goiânia a cada 53 minutos na última semana. Ao todo, os motoristas goianienses perderam 188 veículos. Os dados enviados diariamente às equipes da Polícia Militar mostram ainda que três modelos de carro e dois de motocicletas lideraram o ranking dos veículos mais visados pelos criminosos na capital no período (veja quadro).

O POPULAR teve acesso com exclusividade à lista da semana compreendida entre os dias 17 e 23 de agosto e constatou que, nos casos de roubos – crimes cometidos com violência ou mediante posse de arma –, a preferência dos bandidos é por carros mais novos, em sua maioria dotados de sistemas de segurança, como travas e alarmes. Os carros mais roubados foram o Gol, a caminhonete Hilux e o Corolla. As motocicletas mais roubadas são as CG 150 e CG 125, ambas da Honda.

Os crimes ocorreram em diferentes setores da cidade, com predominância em bairros mais nobres, como Setor Bueno, Oeste e Jardim América, onde há maior concentração demográfica.

Arma na cabeça

Foi na divisa do Jardim América com o Parque Amazônia que a designer Sandra Aparecida das Neves Pessoni, de 47 anos, teve seu Honda Civic roubado no dia 18 deste mês. Ela tinha parado na porta da casa de uma amiga quando quatro rapazes chegaram em um IX 35 e pararam na porta da casa, fechando o carro dela. Os quatro desceram com armas. Dois apontaram revólveres para os pés da vítima e outros dois para a cabeça dela.

Eles pegaram a bolsa com todos os documentos, laptop, óculos de grau, cartões de crédito e uma sacola com roupas da filha. “Ainda pedi que deixassem a bolsa. Não deixaram. Levaram tudo. Meu carro é tipo um escritório. Bagunçaram a minha vida”, relata.

Dois dias antes do carro de Sandra Aparecida ser roubado, um IX 35 do mesmo ano e modelo havia sido roubado no Setor Bueno. A polícia não sabe se é o mesmo carro usado pelos assaltantes.

Da prisão para as ruas

De acordo com investigações da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores, a maioria dos roubos de veículos na capital é orquestrada de dentro do sistema prisional e atende a três principais demandas: a formação de um mercado de carros clonados, a comercialização de peças e a troca de veículos por drogas no exterior, principalmente na Colômbia, na Bolívia e no Paraguai.

Se os roubos ocorrem principalmente em bairros nobres, muitos dos furtos são realizados em bairros periféricos. Os carros e motos furtados são geralmente utilizados por jovens em “início de carreira” criminosa para o cometimento de novos assaltos. Abandonados posteriormente, esses carros – mais velhos, ainda que conservados – não possuem dispositivos de segurança como travas e alarmes. Nesses casos, as vítimas não são rendidas pelos ladrões.

Dentro do normal

As 191 ocorrências de furto e de roubo registradas nos últimos sete dias não fogem da normalidade, segundo funcionários da Delegacia de Furtos e Roubos. A média de 27 veículos furtados ou roubados na capital é considerada normal. Segundo eles, o número de veículos recuperados pela Polícia Militar é bem superior a essa média. Eles não informaram, no entanto, quantos carros furtados e roubados esta semana foram recuperados

Na mira dos criminosos - Clique para visualizar

Contato: (62) 992719764
(clique para ligar agora)

informativocidades@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos requeridos estão marcados *

*