Goianésia fecha parceria com o Governo Federal e Mercado do Peixe de Brasília para incentivo da piscicultura e agronegócio

Capa » NOTÍCIAS » Goianésia fecha parceria com o Governo Federal e Mercado do Peixe de Brasília para incentivo da piscicultura e agronegócio
Goianésia fecha parceria com o Governo Federal e Mercado do Peixe de Brasília para incentivo da piscicultura e agronegócio
02-06-2021
Compartilhe agora:

Os produtores de Goianésia poderão participar da Cooperativa Coopindaiá,

A cidade de Goianésia discutiu nesta quarta-feira, 02, o agronegócio e o fomento à piscicultura e à agricultura familiar do município. O evento aconteceu na Câmara Municipal e contou com a participação de produtores rurais, juntamente com representantes de órgãos do governo federal. Em pauta estiveram os investimentos e a assistência continuada, que permitirão a comercialização das produções e o incentivo para a geração de mais empregos e renda.

Os produtores de Goianésia poderão participar da Cooperativa Coopindaiá, de Brasília, que irá fornecer linhas de créditos para estimular os investimentos dos pequenos agricultores. O objetivo é permitir que eles alcancem a valorização merecida, por meio do estabelecimento de preços mínimos (já posto em prática pela cooperativa), assegurando que a classe não seja prejudicada e tenha condições de crescer e prosperar.

O mercado do peixe de Brasília opera atualmente com 70% da sua capacidade – mesmo diante da pandemia – e deseja celebrar a compra com os produtores de Goianésia para complementar a necessidade existente. O mercado fornece registro de inspeção dos pescados; abatendo, preparando e revendendo em grandes centros (além da própria capital federal) permitindo que mais de R$ 30 milhões sejam movimentados anualmente através da piscicultura de todo Estado de Goiás.

Luciano Andrade, diretor-presidente da Coopindaiá, falou sobre as produções de peixe e camarão, e explicou que atualmente o “carro chefe” das vendas é a Tilápia. De acordo com Luciano, o que está sendo oferecido aos produtores de Goianésia é uma oportunidade de crescer e ampliar ainda mais o seu negócio: “Nós queremos vender o máximo possível, porque aí nós teremos condições de comprar ainda mais dos pequenos produtores, fazendo com que eles dobrem suas produções e obtenham ainda mais renda através da piscicultura no município”, disse.

Marcos Portilho, secretário municipal da Agricultura de Goianésia, falou sobre as idas à Brasília, buscando por investimentos e benefícios para a cidade, e afirmou: “O Mercado do Peixe vem de encontro com os produtores do município e auxiliará no escoamento das nossas produções, incentivando a geração de emprego na cidade e, principalmente, a união do poder público com os pequenos empresários rurais com o objetivo de fortalecer a economia do campo”, afirmou.

O superintendente federal da agricultura, pecuária e abastecimento do Distrito Federal, William Barbosa, falou sobre os investimentos nos municípios próximos à capital federal: “No governo Bolsonaro a Região integrada de Desenvolvimento Econômico (Ride) tem valor, porque, atualmente, todo peixe comercializado em Brasília precisa ser adquirido da Ride, e isso é a certeza que Goianésia também será muito beneficiada e fazendo parte deste programa”, disse.

O prefeito de Goianésia, Leonardo Menezes, comemorou mais uma conquista e salientou a necessidade de investir também na economia rural, um dos pontos fortes do município: “O nosso trabalho voltado para o agronegócio já está rendendo bons frutos, porque nós buscamos investimentos junto ao governo federal para fortalecer os nossos produtores rurais, garantindo a eles a possibilidade de melhoria de renda, geração de emprego e meios para que eles possam investir nos seus negócios”, afirmou.

Paulo Liberato, representante da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf – também participou da reunião e frizou os investimentos também na área da fruticultura que deverão ser aplicados em Goianésia a partir de Agosto, mês que o município deve receber um importante evento para tratar sobre o assunto: “Vamos trabalhar de forma integrada os 29 municípios de Goiás e 4 de Minas Gerais que pertencem à Ride, investindo R$ 15 milhões já a partir de Agosto, e a rota da fruticultura também vai mudar a cara do agronegócio no município de Goianésia, por isso, as equipes já vieram ao município e estão realizando os estudos iniciais”, salientou.

Rafael Bueno, superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab – falou sobre parceria entre Brasília e Goianésia, além de todos os municípios que integram a Ride: “Não existe Distrito Federal sem o Estado de Goiás, e não existe Goiás sem o Distrito Federal, por isso, estamos investindo – a pedido do secretário Marcos Portilho – porque quando há soma de forças as coisas dão certo”, finalizou.

Contato: (62) 992719764
(clique para ligar agora)

informativocidades@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos requeridos estão marcados *

*