Secretaria de Meio Ambiente une forças em Projeto de Recuperação de Nascentes

Capa » GOIANÉSIA » Secretaria de Meio Ambiente une forças em Projeto de Recuperação de Nascentes
Secretaria de Meio Ambiente une forças em Projeto de Recuperação de Nascentes
23-10-2015
Compartilhe agora:

O projeto irá visitar as nascentes do Município orientando e notificando os proprietários cujas áreas não estejam em conformidade com a legislação. Serão feitas também ações de replantio, que envolverão crianças e adolescentes das escolas públicas,

Considerando a urgência e a necessidade de recuperar as nascentes, que exercem um papel fundamental na formação e manutenção dos recursos hídricos, e o compromisso assumido por este município a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o Ministério Público, Secretária Municipal de Educação, Subsecretaria Regional de Educação, Grupo Florescer, Projeto Verde Vida, Faculdade Evangélica de Goianésia e Polícia Ambiental elaboraram o projeto de recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) das nascentes de Goianésia. Não só como ponto de partida estratégico para recuperação dos recursos hídricos, mas também para preservar a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo, manter e ampliar a beleza cênica de nossa paisagem e assegurar o bem-estar de todas as pessoas.

O projeto irá visitar as nascentes do Município orientando e notificando os proprietários cujas áreas não estejam em conformidade com a legislação. Serão feitas também ações de replantio, que envolverão crianças e adolescentes das escolas públicas, com o objetivo de envolver as gerações futuras no processo de preservação ambiental, mostrando às crianças a importância de se cuidar dessas águas e dessas áreas.Juntamente com isso, os alunos do curso de Agronomia da Faculdade Evangélica de Goianésia já estão realizando ações de estudo e replantio em nascentes importantes do Município, como a Nascente do Córrego Calção de Couro.

Através deste projeto, a Secretaria de Meio Ambiente deseja atingir os seguintes objetivos: recuperar nascentes, mesmo que intermitentes, localizadas em área rural ou urbana, de propriedades públicas e privadas. Recuperar a vegetação e as funções ecológicas das APPs de nascentes orientando as seguintes etapas: a) envolver os atores locais no projeto visando o comprometimento com os trabalhos; b) eliminar os fatores de degradação, como a presença de animais domésticos, espécies invasoras, formigas, fogo, erosão, resíduos entre outros; c) implantar técnica de recuperação e posteriormente monitorar as áreas em recuperação conforme a técnica de recuperação escolhida.

A Secretária Antônia Lacerda informa que “para dar início ao projeto ocorreram vários encontros entre a Secretaria de Meio Ambiente, Ministério Público e Polícia Ambiental, e foi apresentada a ideia ao CONDEMA – Conselho de Defesa do Meio Ambiente, o qual aprovou com unanimidade. Posteriormente foram convocada as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, para enfatizarem a Educação Ambiental nas escolas e participarem das ações de replantio. Os Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e a Polícia Ambiental, também já começaram a visitar as nascentes da região do Santa Família a fim de orientar os proprietários e já realizamos uma reunião com os moradores do Assentamento Vitória com o intuito de manter preservadas as 58 nascentes já isoladas no Assentamento e todo o trabalho de preservação realizado pelo Projeto Verde Vida”.

O lançamento oficial do Projeto Nascentes Vivas ocorrerá no dia 17 de Novembro, ás 19 horas no Centro Cultural de Goianésia, onde acontecerá a palestra “Conservação, preservação e manutenção de Nascentes” ministrada pelo Projeto Verde Vida. Toda a população está convidada a participar, afinal a água é o bem mais precioso que nós temos.

Por fim, a nossa missão é contribuir para que a sociedade brasileira e Goianesiense proteja, conserve e preserve a natureza, harmonizando a atividade humana com a conservação da biodiversidade e com o uso racional dos recursos naturais, para o benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. De tal sorte que, cada cidadão possa proteger; conservar e preservar uma NASCENTE.

Contato: (62) 992719764
(clique para ligar agora)

informativocidades@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos requeridos estão marcados *

*