1º turno: Marconi lidera os 2 cenários. 2º turno: Iris vence

Capa » NOTÍCIAS » 1º turno: Marconi lidera os 2 cenários. 2º turno: Iris vence
1º turno: Marconi lidera os 2 cenários. 2º turno: Iris vence
27-07-2014
Compartilhe agora:

Tucano lidera pesquisa estimulada e espontânea com 31,2% e 16,5%, respectivamente, no primeiro turno. Porém, em um confronto no segundo turno, o peemedebista passa à frente com 38,5%

Pesquisa de intenções de voto divulgada e contratada pelo instituto EPP – Empresa de Pesquisa e Consultoria Ltda mostra que nos resultados da pesquisa estimulada o governador Marconi Perillo (PSDB) lidera o quadro com 31,2% dos votos, caso fossem disponibilizados os nomes dos sete candidatos que registraram candidatura ao governo do Estado de Goiás para estas eleições. Com quatro pontos atrás, aparece, no primeiro cenário da estimulada, o ex-governador Iris Rezende (PMDB) contabilizando 27,9%.

Vanderlan Cardoso (PSB) sustenta a terceira colocação com 9,2%, seguido do petista Antônio Gomide com 5,3%. Os indecisos superam o terceiro colocado e registram 16,9% de eleitores que ainda não escolheram em quem depositar o voto para o próximo governador do Estado. No segundo cenário da pesquisa estimulada, referente à opção que o eleitor escolheria como segundo candidato de voto, o peemedebista Iris Rezende aparece com 16,2% das intenções de votos, seguido do governador Marconi Perillo, que registrou 12,5%, quatro pontos de diferença.

Na terceira colocação aparece novamente Vanderlan Cardoso, com 12,5% dos votos, praticamente em empate técnico com o governador. Antônio Gomide conta com 5,1%, seguido de Marta Jane (PCB), Alexandre Magalhães (PSDC) e Professor Weslei Garcia, com 2,5%, 1,3% e 1%, respectivamente. Neste segundo cenário, os indecisos somam 31,2% e os votos brancos ou nulos, 17,9%.

O instituto ouviu 1.500 eleitores entre os dias 17 e 20 de julho entre o Entorno do Distrito Federal, Região Metropolitana de Goiânia e demais regiões do Estado de Goiás, cuja margem de erro pode registrar 2,5% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada conforme resolução do Tribunal Superior Eleitoral e protocolada sob o nº GO-00049/2014.

 

Na pesquisa espontânea, caso as eleições fossem no dia da pesquisa, Marconi Perillo deteria o maior número de votos com 16,5%. Iris Rezende aparece em segundo com 9,7%, seguido de Vanderlan Cardoso com 3,3% e Antônio Gomide com 1,5%. Na espontânea, o governador aparecesse sete pontos à frente do segundo colocado.

Segundo turno

Na simulação de segundo turno, apenas dois pontos diferenciam os candidatos tucano e peemedebista. No entanto, a pesquisa aponta que em um segundo confronto, Iris Rezende poderia ser eleito com 38,5%, enquanto Marconi Perillo registra 36,7% das intenções de votos. 14,6% ainda estariam indecisos entre os dois governadoriáveis e 10,2% votariam em branco ou anulariam o voto.

Rejeição

Mesmo liderando no primeiro cenário da pesquisa estimulada e na espontânea, o governador Marconi Perillo também registra o maior percentual de rejeição, 23,1%, quando questionado ao eleitor em qual candidato não votaria de jeito nenhum para o governo. Com 13,4%, Iris Rezende detém como o segundo candidato mais rejeitado. Acumulando 3,1%, Vanderlan Cardoso é o terceiro mais rejeitado, e na sequência, Antônio Gomide com 2,9%. Com a menor quantidade de rejeição aparece o candidato do PSol, Weslei Garcia, com 1,7%.

 

Senado Federal

Se as eleições fossem no período em que a pesquisa foi realizada, o Senado Federal teria à frente o candidato democrata Ronaldo Caiado com 31,7% dos votos. A petista Marina Sant’Anna, que compõe chapa pura com Antônio Gomide, aparece com 11,6%. Em terceiro, Vilmar Rocha (PSD) contabiliza 10,5% da preferência dos eleitores. Branco ou nulo somam 10,9%.

**Presidência

DA REPÚBLICA**

Na pesquisa estimulada para presidente da República, o tucano Aécio Neves recebeu 32% das intenções de votos e a presidente Dilma Rousseff (PT), que tenta a reeleição, aparece seis pontos atrás do tucano, com 26,1%. Ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que traz a ex-senadora Marina Silva (Rede) candidata a vice-presidente na chapa, sustenta a terceira colocação com 8,3% dos votos.

Avaliação

Questionado sobre como os eleitores avaliam a administração do governador Marconi Perillo, 34,3% consideram regular, índice próximo aos que avaliaram como uma gestão boa, 30%. 10,5 consideram a administração ruim e 14,3 avaliaram como péssima. Apenas 7,3% avaliam a atuação de Marconi Perillo como ótima.

63% dos eleitores ainda estão indecisos

A pesquisa do instituto EPP registrou alto índice de eleitores indecisos, a exemplo dos resultados mensurados na pesquisa espontânea ao governo do Estado. 63,5% da amostra se classifica entre aqueles que não escolheram seu candidato. Até entre os números de rejeição o índice de indecisos é maior do que o distribuído entre os candidatos. 25,9% não sabem qual candidato rejeitariam nas urnas.

ÍNDICES

Para o Senado Federal, a pesquisa também mostra que parte dos eleitores não consegue optar por um candidato. 30,7% dos consultados ainda não têm uma opção definida para eleger o senador por Goiás. Para a presidência da República, os eleitores estão menos indecisos em relação ao registrado ao governo de Goiás, porém a porcentagem mostra índice de 17,7%.

Contato: (62) 992719764
(clique para ligar agora)

informativocidades@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos requeridos estão marcados *

*