Anápolis é a 1ª cidade de Goiás a oferecer prevenção contra vírus HIV que reduz em até 90% risco de infecção

Capa » NOTÍCIAS » Anápolis é a 1ª cidade de Goiás a oferecer prevenção contra vírus HIV que reduz em até 90% risco de infecção
Anápolis é a 1ª cidade de Goiás a oferecer prevenção contra vírus HIV que reduz em até 90% risco de infecção
02-06-2018
Compartilhe agora:

Alvo são pessoas com maior chance de contrair a doença, como profissionais do sexo e parceiros de portadores da Aids.

 

A Secretaria de Saúde de Anápolis está oferecendo um tratamento preventivo contra o vírus HIV que pode reduzir em até 90% o risco de infecção. A medicação é voltada para as pessoas que possuem maior chance de contrair a síndrome, como profissionais do sexo e parceiros de portadores da aids. A cidade é a primeira no estado a oferecer os remédios.

A Profilaxia Pré-Exposição, lançada no país em 2017, tenta prevenir a infecção pelo HIV com a administração diária de uma pílula que contém dois medicamentos que bloqueiam alguns caminhos que o vírus usa para infectar o organismo. O uso do remédio não substitui outras medidas preventivas, como o uso de preservativos e não compartilhar agulhas e seringas, por exemplo.

“O paciente vai tomar o medicamento e, ele tendo um certo nível do medicamento no organismo, a chance de infecção é menor. Pelo fato da droga estar no organismo o vírus não vai conseguir infectar a célula”, informou o diretor técnico do programa em Anápolis, o médico infectologista Marcelo Daher.

A prioridade é distribuir o medicamento para profissionais do sexo, travestis, transexuais e quem tem parceiros com o vírus. Além da redução no número de pessoas infectadas com HIV, a medida também deve gerar uma economia, pois, segundo o médico infectologista, a prevenção gera menos custos do que o tratamento.

Na cidade, o atendimento é feito na Unidade de Saúde Dr. Ilion Fleury, no Bairro Jundiaí. No local foi montada uma equipe com psicólogos, assistentes sociais e médicos infectologistas.

Aqueles que se encaixam no grupo com maior chance de se expor ao vírus devem procurar um médico. Se os exames solicitados estiverem normais, ele fará um encaminhamento ao programa, que distribuirá o medicamento a cada três meses.

 

Contato: (62) 992719764
(clique para ligar agora)

informativocidades@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos requeridos estão marcados *

*