Grávida não consegue fazer pré-natal por constar como morta no SUS

Capa » NOTÍCIAS » Grávida não consegue fazer pré-natal por constar como morta no SUS
Grávida não consegue fazer pré-natal por constar como morta no SUS
22-06-2017
Compartilhe agora:

No cadastro do sistema, aparece que jovem morreu no mesmo dia de seu nascimento. Com dez semanas de gestação, ela não consegue fazer o acompanhamento necessário em Goiânia.

jovem Tayrine de Souza Nunes, de 26 anos, grávida de dez semanas, tomou um susto ao procurar uma unidade de saúde de Goiânia para começar a fazer o pré-natal. Para seu espanto, ela descobrir que consta como “morta” no cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde então, ela começou uma verdadeira peregrinação para resolver o problema e poder cuidar de sua gestação da forma correta.

entramos em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e aguarda retorno sobre o caso.

Moradora de Goianira, Região Metropolitana da capital, ela nasceu no dia 15 de janeiro de 1991, mesmo dia em que teria morrido segundo o SUS. Ela é estudante de direito, ela teve que deixar o curso por causa de dinheiro e ainda está desempregada. A jovem contou que no dia 16 de maio passou mal, foi ao hospital e descobriu que estava grávida.

No dia seguinte, Tayrine foi até a Maternidade Nascer Cidadão, em Goiânia, onde foi informada que estaria “morta”. Desde então, ela não consegue atendimento. “Não consigo. Não adianta. Você vai lá eles falam ‘você está como morta, você precisa resolver no sistema’. E quando você vai resolver no sistema, sempre está bloqueado”, afirma

No hospital, ela foi informada que teria de procurar o posto de saúde do Jardim Primavera, onde fez o cartão do SUS, para resolver o problema. Porém, lá ela foi encaminhada para o distrito sanitário, para arrumar as questões cadastrais. Novamente, o problema não foi resolvido. Foi solicitada então que ela fosse até o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), onde a situação permaneceu inalterada.

Curiosamente, a jovem diz que já conseguiu atendimento na rede pública outras vezes e que o problema nunca foi constatado. “Eu fiz esse cartão em 2013 e de lá para cá, já precisei e fui atendida algumas vezes. Agora é que descobrimos essa situação”, pontua.

Contato: (62) 992719764
(clique para ligar agora)

informativocidades@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos requeridos estão marcados *

*