Mais da metade dos goianienses estão acima do peso, segundo dados do Ministério da Saúde

Capa » NOTÍCIAS » Mais da metade dos goianienses estão acima do peso, segundo dados do Ministério da Saúde
Mais da metade dos goianienses estão acima do peso, segundo dados do Ministério da Saúde
01-07-2018
Compartilhe agora:

Pesquisa com dados de 2017 mostram que 17,9% da população está obesa e 50,7% possui excesso

Mais da metade da população de Goiânia está acima do peso segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde. Os dados relativos a 2017 apontam que 17,9% dos goianienses estão obesos e 50,7% possuem excesso de peso. Especialistas alertam que estar fora do peso pode contribuir para doenças crônicas como hipertensão e diabetes.

O levantamento foi feito por meio da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Os números são superiores aos registrados em 2015, quando 46% da população estava com excesso de peso e 13,3% era obesa.

“Esse excesso de peso e a obesidade está na raiz de múltiplas doenças, como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, câncer, problemas ortopédicos e podem reduzir a expectativa de vida da popularção”, disse o médico endocrinologista Alberto da Silva Dias Filho.

Apesar disso, a pesquisa também mostrou uma mudança de hábitos e preocupação com a saúde. O consumo regular de frutas e hortaliças cresceu 7,8% entre 2008 e 2017 e a prática de atividade física cresceu 136,6% entre 2009 e 2017.

O motorista Rodrigo Oliveira viveu vários anos acima do peso, chegando a pesar 135 kg. Por conta da obesidade, teve problemas sérios no joelho e precisou fazer até cirurgia. “Eu estava chegando no máximo quando o médico falou: ‘Ou a gente resolve com a saúde, você comendo direito, ou seu joelho não vai aguentar. Você vai operar 30 vezes e não vai dar conta’”, disse.

Ele mudou os hábitos há três anos e perdeu 40 kg. Agora, para manter o peso, ele se alimenta de maneira mais saudável e pesa os alimentos antes de comer. Além disso, mantém uma rotina de exercícios físicos.

“Agora, a minha saúde é bem melhor do que antes, eu não canso fácil igual antigamente. Antes, com 10, 15 minutos eu cansava. Hoje eu sei que valeu a pena durante os três anos fazer isso tudo”, disse.

Contato: (62) 992719764
(clique para ligar agora)

informativocidades@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos requeridos estão marcados *

*