Focos de dengue podem se formar em reservatórios de eletrodomésticos

Capa » NOTÍCIAS » Focos de dengue podem se formar em reservatórios de eletrodomésticos
Focos de dengue podem se formar em reservatórios de eletrodomésticos
15-01-2015
Compartilhe agora:

Em Goiânia, engenheiro se surpreendeu ao achar larvas em climatizador.
Secretaria de Saúde afirma que população tem que reforçar o combate.

Criadores do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, podem estar em qualquer local que acumule água, até mesmo em eletrodomésticos. No entanto, muita gente não se alertou para isso, como o engenheiro eletricista Ricardo Ribeiro Souza. Ele se surpreendeu ao encontrar inúmeras larvas do mosquito dentro do reservatório do climatizador: “Todo mundo assustou, quando eu olhei, falei: ‘Meu Deus do céu, olha o tanto de larva aqui’”.

Com a visita do agente de combate a endemias, o engenheiro também descobriu que a geladeira acumula água. “Se não fosse o agente que veio aqui hoje, eu nunca ia saber que essa água não tem como não sair e acumula, e se você for olhar lá, não sai o recipiente, os fabricantes de geladeira têm que colocar uma tela para evitar que o mosquito entre no reservatório”, reclama.

A diretora de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Flúvia Amorim, explica que é preciso limpar os reservatórios toda semana. No caso do climatizador, é necessário retirar o compartimento, esvaziá-lo e lavá-lo. Já no reservatório da geladeira, basta colocar uma colher de água de sanitária.

Flúvia ressalta que os goianos devem redobrar a atenção com focos de dengue. “Todo recipiente que acumule água por mais de dez dias pode se tornar um criadouro. A nossa atenção tem que estar redobrada neste período, porque essa temperatura, acima de 25ºC em média, é ideal para a proliferação do mosquito. Então onde tiver água parada e aquecida vai se tornar um criadouro”, afirma a diretora.

Engenheiro encontra larvas do mosquito transmissor da dengue dentro de climatizador em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

Contato: (62) 992719764
(clique para ligar agora)

informativocidades@gmail.com

3 comentários

  1. Bom dia,

    Gostei do artigo. Bom site, informativo. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos requeridos estão marcados *

*