Mamão nasce dentro do outro e ganha o nome de ‘dois em um’

Capa » NOTÍCIAS » Mamão nasce dentro do outro e ganha o nome de ‘dois em um’
Mamão nasce dentro do outro e ganha o nome de ‘dois em um’
22-04-2014
Compartilhe agora:

Dona de casa descobriu raridade ao tentar cortar fruto, em Jataí, GO.
Agrônomo afirma que planta sofreu uma mutação genética rara.

Uma família de Jataí, no sudoeste de Goiás, colheu um mamão que continha, dentro dele, outro fruto também desenvolvido. O fato curioso chamou a atenção dos vizinhos, que batizaram o mamão de “dois em um”. Um especialista analisou a planta e disse que ela sofreu uma mutação genética incomum.

Quem encontrou o fruto diferente foi a dona de casa Lúcia Maria de Jesus. Ela conta que fcou surpresa com a descoberta. “Cortei e vi que não estava certo. Quando a gente corta o mamão, ele fica macio e a faca não estava dando para cortar”, afirma.

O marido dela, lavrador José Cabral da Silva, trabalhou no campo por mais de 50 anos, mas diz que nunca viu algo igual. Por isso, fez questão de guardar o mamão no congelador. “A gente guardou para mostrar para todo mundo que se interessar. Se eu falo que lá em casa eu cortei um mamão e nasceu outro dentro dele, eles falam que é mentira. Então, eu guardei”, comenta.

Os vizinhos do casal também se impressionaram com o que viram. “Fiquei meio assustado, porque uma coisa dessa a gente não acha fácil. É incrível”, diz o pedreiro Glaiber Oliveira Rocha.

De fato, a descoberta é realmente rara. Segundo o engenheiro agrônomo Antônio Paulino da Costa Netto, houve uma fecundação dupla das flores do mamoeiro, que são hermafroditas.

“O que aconteceu é que na mesma haste, esse mamoeiro lançou mais um flor. Não é normal. Ao mesmo tempo, houve duas fecundações, sendo que uma teve o desenvolvimento menor. Tínhamos um fruto completamente desenvolvido e essa flor, posteriormente fecundada, crescendo dentro do primeiro fruto”, explica.

Mamão 'dois em um' é colhido com fruto menor dentro em Jataí, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Contato: (62) 992719764
(clique para ligar agora)

informativocidades@gmail.com

Um comentário

  1. Marcelo Soares de Araujo

    Hoje me Porto velho Rondônia, minha mãe dona Dina Célia Soares Coelho de 76 anos
    Também nos surpreendeu ao mencionar que havia algo dentro do mamão que colheu
    E ao pesquisar me deparei com está material.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos requeridos estão marcados *

*